A Operação Lei Seca realizada na Avenida Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá, na madrugada deste sábado (27.04), resultou na prisão de 11 motoristas por embriaguez ao volante e na remoção de 44 veículos, incluindo 31 carros e 13 motocicletas. A ação, que começou por volta das 2h e terminou ao amanhecer, gerou um total de 89 autos de infração.

As infrações variaram entre condução de veículo sem registro ou licenciamento, com 20 ocorrências, e 38 casos de condução sob efeito de álcool, identificados através de diferentes níveis de álcool nos testes de bafômetro, entre outras motivações.
Esta foi a 43ª edição da operação no ano na capital mato-grossense, onde 99 veículos foram fiscalizados e 105 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia. A diferença entre o número de veículos e testes realizados se deve aos motoristas que assumiram a direção dos veículos de condutores que registraram níveis de álcool que configuram infrações administrativas (de 0,05 a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e não crimes.
Os motoristas detidos foram autuados por embriaguez ao volante e enfrentam multas de R$ 2,9 mil, além de penalidades que podem incluir de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que também pode envolver a suspensão ou proibição de dirigir.
A operação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e conta com a participação do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).