Um ônibus com 42 passageiros tombou na BR-163, na região de Itaúba, no norte de Mato Grosso, na madrugada deste domingo (19). Entre os passageiros, estava uma comitiva com cerca de 40 lideranças de 14 povos indígenas da região do Baixa Tapajós, no Pará. Uma pessoa teve uma fratura na clavícula e foi encaminhada a um hospital da região, junto com dois acompanhantes.
A delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita) informou, por meio das redes sociais, que o grupo estava voltando de Brasília, onde cumpriram agenda ao longo da semana. O destino final era Santarém (PA) e a previsão de chegada era essa segunda-feira (20).
De acordo com o Conselho, quando passavam pela BR-163, o ônibus tombou às margens da estrada. As causas do acidente, no entanto, não foram informadas.
“A delegação passa bem e alguns que tiveram escoriações leves foram encaminhados ao hospital. Neste momento de solidariedade, pedimos as orações e ajudas para que tão breve os nossos parentes possam chegar na cidade de Santarém e, em seguida, se encontrarem com suas famílias que os aguardam”, disse.
O proprietário da empresa de transporte responsável pela viagem, João Vitor Quaresma, explicou que um outro ônibus está sendo encaminhado para Itaúba, onde os passageiros envolvidos no acidente devem embarcar e seguir viagem, para o Baixo Tapajós (PA).
Segundo João Quaresma, a empresa é de Santarém e a documentação do veículo se encontra em dia.
A Concessionária Via Brasil, responsável pelo trecho da BR, informou que atendeu a ocorrência. Já a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso não possuem registro do acidente.