Uma onça-pintada foi encontrada morta nessa segunda-feira (7) supostamente depois de ter sido atropelada na MT-060, a famosa Rodovia Transpantaneira, na região do Pantanal, em Poconé, a 109 quilômetros ao oeste de Cuiabá. Moradores viram o animal caído na rodovia e chamaram o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

A tenente Joelma Carvalho, do Batalhão Ambiental da PM de Mato Grosso, explicou que o animal é macho e considerado um adulto jovem, pesando menos de 60 quilos.

O caso é tratado como atropelamento, mas o motorista que teria atingido a onça-pintada não foi encontrado no local e nem se apresentou às autoridades até esta terça-feira (8).

A onça-pintada foi encontrada morta em uma estrada perto de um hotel frequentado por turistas que procuram o Pantanal mato-grossense.

A tenente alerta motoristas a respeitarem o limite de velocidade na região, que é de 50 km/h. Com a alta velocidade, a poeira sobe com facilidade e atrapalha a visibilidade dos motoristas.

“É necessário que os condutores de veículos estejam sempre atentos a sinalização, limites de velocidade e observar a aparição de animais silvestres na pista. [Temos que] preservar a vida desses animais, bem como a integridade física do condutor e passageiros”, comentou.

O corpo da onça-pintada foi levado para a câmara fria do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do batalhão, que fica em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

Alguns protocolos serão feitos e a onça deve ser empalhada no procedimento conhecido como ‘taxidermia’.