O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio anunciou nesta segunda-feira que 21 pessoas tiveram contato próximo com dois atletas da equipe de futebol da África do Sul que testaram positivo para a Covid-19 enquanto estavam na Vila Olímpica. Segundo o site Yahoo!, todos pertencem à mesma delegação.

Thabiso Monyane e Kamohelo Mahlatsi tiveram diagnóstico positivo assim que entraram na instalação, enquanto um analista de vídeo do time sul-africano, Mario Masha, foi retido ainda no aeroporto. Todos eles estão em isolamento.

O mais provável é que as 21 pessoas rastreadas também tenham de cumprir confinamento de 14 dias para evitar surto da doença. Mas, se um dos contatos próximos for um jogador, testar negativo seis horas antes de uma partida e tiver consentimento do adversário pode atuar.

A África do Sul enfrentará o Japão pela primeira rodada do futebol masculina na quinta-feira.

Neste domingo, um terceiro atleta também testou positivo no exame feito no desembarque em Tóquio. Assim como nos outros casos, porém, não houve uma confirmação da identidade dele.

O sul-coreano Ryu Seung-Min se tornou o 1º membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) a testar positivo para Covid-19 em Tóquio. Ex-atleta de tênis de mesa e atualmente membro do Comitê de Atletas do COI, Ryu foi testado ainda no aeroporto de Narita, onde recebeu o resultado.

O mesatenista, que ganhou a medalha de ouro de simples nas Olimpíadas de Atenas 2004 e uma prata e um bronze por equipes em Londres 2012 e Pequim 2008, respectivamente, confirmou a contaminação pelo novo coronavírus nas redes sociais, nas quais afirmou que já tomou as duas doses da vacina, completando o esquema vacinal contra a Covid-19, e testou negativo duas vezes antes de embarcar da Coreia do Sul para o Japão. (Globo Esporte)