“Não contavam com minha astúcia”. A frase é do Chapolin Colorado, mas, em Copas do Mundo, pode ser atribuída ao pequeno gigante Ochoa. Em 2014, ele parou Neymar. Nesta terça-feira (22), no Estádio 974, em Doha, foi a vez de Lewandowski, da Polônia, sofrer com o goleiro do México no empate por 0 a 0. E sábado? Certamente, Messi, próximo adversário do herói desta primeira rodada, não vai dormir nos próximos dias.

Próximos rivais da Argentina, México e Polônia estacionam com apenas um ponto, atrás da Arábia Saudita, que tem três e lidera o Grupo C. Já os hermanos ficam, por ora, na última colocação da tabela. Em resumo, a boa notícia é que latinos e polacos jogaram uma bola quadrada, para fazer mais uma referência ao gênio Roberto Bolaños.

PRIMEIRO TEMPO

México e Polônia prometeram muito e entregaram pouco. Os latinos até tiveram alguns momentos para levantar o torcedor do assento. Inclusive, uma cabeçada de Vega passou rente à trave. Um porrete de Sánchez obrigou o goleiro Szczesny a esticar-se todo para colocar a pelota para fora. E mais nada. Lozano até que tentou fazer uma graça pela direita. Porém, não tirou o sono dos polacos. A seleção do Leste Europeu teve um Lewandowski muito isolado e sem ninguém para dialogar. Aliás, o centroavante teve de voltar até o meio de campo para buscar a bola. Figura, portanto, muito apagada na primeira parte do prélio.

SEGUNDO TEMPO

Lewandowski apareceu. Na impossibilidade de conseguir um autógrafo da fera, Sánchez tentou, à força, tomar a camisa do centroavante polaco. Pênalti denunciado pelo VAR. Faceiro, o astro do Barcelona cobrou no canto, mas Ochoa foi buscar, impedindo o primeiro gol do adversário em Copas do Mundo. Assim, sem criatividade no meio de campo, a bola continuou chegando toda errada no ataque europeu. O México também não teve pernas para superar a marcação adversária. Enfim, o empate terminou sendo um placar justo. Os dois times, portanto, precisam jogar mais.

MÉXICO 0x0 POLÔNIA
1ª rodada do Grupo C
Data: 22/11/2022, às 13h (de Brasília)
Local: Estádio 974, em Doha (QAT)
Gols:
MÉXICO: Ochoa, Sánchez, Montes, Moreno e Gallardo, Álvarez, Herrera (Rodríguez, 25’/2ºT) e Chávez; Lozano, Martin (Jiménez, 25’/2ºT) e Vega (Antuna, 38’/2ºT). Técnico: Tata Martino.
POLÔNIA: Szczesny, Cash, Glik e Kiwior; Bereszynski, Krychowiak, Kaminski, Szymanski (Frankowski, 25’/2ºT) e Zelewski (Bielik, Intervalo); Zielinski (Milik, 42’/2ºT) e Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz
Árbitro: Chris Beath (AUS)
Auxiliares: Anton Shchetinin (AUS) e Ashley Beecham (AUS)
VAR: Shaun Evans (AUS)
Cartão Amarelo: Sánchez, Moreno (MEX); Frankowski (POL) (GE)