“Um grande passo para o futuro e para o meu currículo”. A afirmação foi feita pela estudante Fabrina Ricely, da Escola Estadual Julio Strubing Muller, ao falar sobre a expectativa para a viagem ao Reino Unido possibilitada pelo Programa Intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso. A estudante participou do 21º episódio do podcast Conecta Jovem, que contou ainda com a presença do aluno Paulo Henrique Cassemiro, da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, também selecionado para o intercâmbio, e do gestor Educacional da Política Pública de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Bruno Seolin.
Por 21 dias, 100 estudantes de escolas estaduais de Mato Grosso vão morar e estudar no Reino Unido pelo programa do Governo de Mato Grosso de incentivo ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional, em especial no domínio da língua estrangeira. Fabrina e Paulo Henrique foram selecionados para viajar ainda no primeiro semestre deste ano e contaram no podcast como foi receber a notícia, como estão se preparando para a viagem e o que desejam para o futuro.
“Eu espero que o intercâmbio seja o começo de oportunidades que virão, pois somos estudantes humildes, de escolas públicas e não teríamos essa oportunidade, pelo menos não nesse momento. Para mim, eu só poderia ter uma experiência como essa depois que estivesse trabalhando e tivesse uma renda. Era um sonho quase impossível”, revelou Fabrina no podcast.
Paulo Henrique disse que quer aproveitar todas as oportunidades, não só a de aprender a língua inglesa. “Acho que fui abençoado. Eu e meus pais ficamos muito surpresos e felizes. Lá, espero aprender a me expressar bem, mas também quero conhecer as pessoas, a família com quem for morar e fazer amizades”, contou.
O 21º episódio do Conecta Jovem ainda traz a avaliação dos alunos sobre a plataforma de ensino de língua estrangeira da rede estadual de ensino de MT e um resumo de como foi idealizado o Programa. O podcast está disponível no YouTube e no Spotify.