O jornal O Globo publicou em sua página na internet um infográfico com o resultado da eleição de segundo turno para a Presidência da República, três dias antes do pleito, que será disputado no domingo (30). De acordo com os dados “apurados”, Lula seria eleito o novo presidente, com 51,2% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, teria recebido 48,8% dos votos.

Assim que internautas perceberam que o infográfico estava online, começaram as suspeitas de manipulação de resultado, tendo em vista que ainda faltam três dias de campanha e a disputa é uma das mais acirradas da história do país.

Em nota publicada no site, O Globo afirmou que o ambiente de apuração estava apenas em “teste”.

“O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números que foram ao ar apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá 2º turno”, diz a nota.

Além de mostrar Lula à frente de Bolsonaro na disputa presidencial, o site ainda divulgou o resultado de outros correligionários do presidente, como Onyx Lorenzoni (PL), que apareceu à frente de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, e Marcos Rogério (PL), à frente de Marcos Rocha (União) em Rondônia.

Fonte: Repórter MT