O planejamento para a temporada 2021 está em andamento no Botafogo, que já se movimenta para montar o elenco que disputará o Campeonato Carioca, a Série B do Brasileirão e a Copa do Brasil. No momento, o principal objetivo é a definição do novo técnico, que deve ser anunciado até a próxima semana. O clube também prepara as dispensas para abrir vaga para os novos reforços.
Veja quem chega, quem fica e quem vai embora do Botafogo. Esta reportagem será atualizada ao longo da temporada.
Chegam
Ronald: Botafogo já assinou pré-contrato com o atacante, que a princípio estará liberado em maio; clube tenta acordo com o Botafogo-SP para trazê-lo antes.
Em negociação
Joel Carli: Botafogo busca um acordo com o zagueiro e pretende repatriá-lo para reverter uma dívida milionária que o jogador cobra na Justiça.
De saída
Pedro Raul: o atacante foi vendido para o Kashiwa Reysol, do Japão.
Lucas Campos: o atacante, que tinha contrato até o fim de fevereiro, foi negociado com o Valletta F.C., de Malta.
Éber Bessa: Botafogo rescindiu com o meia, que tinha contrato até o fim de 2021 e voltou para o futebol português.
Cícero: com a queda para a Série B, volante deixará o clube no fim de fevereiro, já que a cláusula de renovação automática não valerá para a segunda divisão.
Helerson, Rentería e Kelvin: os três jogadores já foram afastados e terão seus contratos encerrados ao fim de fevereiro.
Saulo, Victor Luis, Luiz Otávio e Angulo: os atletas têm contrato até fevereiro e deixarão o clube.
Keisuke Honda: com contrato até fevereiro, o meia japonês pediu para sair no fim de dezembro de 2020.
Podem sair
Guilherme Santos: o lateral-esquerdo, que se recupera de lesão, também tem contrato até o fim de fevereiro, mas ainda terá sua situação analisada. A permanência não é descartada.
Kanu: um dos principais jogadores de 2020, o zagueiro dificilmente ficará no Botafogo. Ele teve proposta de empréstimo do Cruz Azul, do México, e é monitorado pelo São Paulo.
Marcelo Benevenuto, Caio Alexandre e Matheus Babi: são nomes que despertam interesse e tiveram sondagens; são vistos pelo Botafogo como grandes ativos para fazer caixa no momento.
Gatito Fernandez: o goleiro disse que quer ficar no Botafogo, e o clube pretende mantê-lo, apesar do alto salário. Mas as partes não descartam saída em caso de boa proposta.
Salomon Kalou: o atacante tem o maior salário do elenco e é uma das últimas opções para o ataque; o interesse da diretoria é pelo fim do vínculo.
Renovações
Diego Cavalieri: em dezembro de 2020, o goleiro teve o contrato renovado até o fim de 2021 e recebeu aumento. O alto salário é empecilho agora, e o clube pretende conversar com o veterano.
Bruno Nazario: o meia teve o vínculo estendido até o fim de junho de 2021.
Romildo: o volante de 20 anos, titular na reta final da temporada 2020, tinha contrato até fevereiro e renovou até o fim de 2023.
Voltam de empréstimo
Luiz Fernando: o atacante está emprestado ao Grêmio, que pode devolvê-lo em fevereiro ou renovar o empréstimo até o fim de 2021, pagando uma quantia a mais ao Botafogo. O clube gaúcho poderá optar pela compra dos direitos econômicos ao fim do ano, o que seria de interesse dos cariocas, que estenderam o contrato com Luiz Fernando até o fim de 2022.
Rickson: o volante estava emprestado ao Guarani e retornou ao Botafogo no início de fevereiro. O clube analisa se o jogador ficará para a temporada 2021. (Globo Esporte)