Melhorias em mobilidade urbana e na área social, especialmente em saúde e educação, representam medidas mitigadoras assumidas pela Prefeitura Municipal, ao permitir a edificação de quatro condomínios com total de 1.660 apartamentos, pela Construtora MRV, nas imediações do Residencial Bela Marina – região Leste de Cuiabá.
A medida foi conquistada graças à tenacidade de alguns condôminos, organizados pela presidente da Associação de Moradores do Residencial Bela Marina, professora Luma Amaral.
O martelo foi batido em audiência da comunidade com os secretários municipais de Mobilidade Urbana (Semob), engenheiro Juares Samaniego, e de Desenvolvimento Urbano, pastor Oséas Machado, atendendo convite da Associação de Moradores.
Juares Samaniego anunciou que serão abertas duas novas “saídas” do Bela Marina, o que deve aliviar a tensão no trânsito, principalmente nos horários de pico. “Estamos decididos a fazer o que é possível, para melhorar a vida das pessoas. Por enquanto, talvez não seja o ideal”, observou Samaniego.
Oséas Machado citou a necessidade de construção de novas moradias, na Capital mato-grossense, cujo déficit atual se aproxima de 100 mil unidades. “Creio que vamos melhorar sobejamente a área de influência e isso ficou claro”, ponderou o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Além do Residencial Bela Marina, também serão beneficiados pelas melhorias os bairros Praeirinho, Grande Terceiro, Jardim Califórnia, Coophema, Praeiro e Jardim Shangri-lá.
Luma Amaral entende que as discussões foram fundamentais, porque finalmente a comunidade teve condições de manifestar e cobrar melhorias. “É lógico que o trânsito é um impacto imenso, mas há necessidade de melhoria nos serviços de saúde e educação, além do transporte coletivo”, justificou Luma, para a reportagem.
Na audiência anterior, o arquiteto Jonathan Rabelo compareceu e se comprometeu em cobrar da MRV as reivindicações das comunidades.
Até o final de 2024 terão sido entregues pela MRV os Residenciais Chapada Redentori (320 unidades), Chapada Flamboyant (400), Chapada Riviera (320) e Residencial Bela Marina (120), totalizando 1.660 novas habitações, na região Leste de Cuiabá. Quando todos os apartamentos estiverem ocupados, serão quase 3,9 mil novos moradores.
Há pouco tempo, a região já recebeu da MRV os residenciais Chapada das Dunas, Chapada Boulevard e Chapada das Paineiras.
(Ronaldo Pacheco – Da Editoria)