Todas as faixas exclusivas para ônibus funcionarão nos horários de pico de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h. Aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para veículos de passeio. As novas regras passam a valer no dia 1º de outubro.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que haverá um período educativo de 15 dias. No entanto se um veículo for flagrado estacionado em qualquer horário nestes pontos será multado.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA) e General Valle.

As faixas exclusivas começaram a ser implantadas em Cuiabá em 2013, a primeira sendo na Avenida Isaac Póvoas. Segundo a Semob, a medida tem como objetivo priorizar o transporte coletivo nos horários de maior demanda e flexibilizar nos períodos de menor tráfego.

Ainda conforme a pasta, a decisão das novas faixas foi embasada em levantamentos efetuados pela equipe de Engenharia de Trânsito e Transporte da Semob, baseada na demanda de 205 mil usuários diários do sistema de transporte coletivo.

Infração e multas

Para evitar a aplicação de multa, o fluxo dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao fim da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

A infração contra as faixas exclusivas nos horários de pico é gravíssima e pode ser penalizada com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novas faixas serão implantadas

Avenida Djalma Ferreira de Souza – conectando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até a Avenida do CPA. Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) – do contorno da Avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil. Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como “Lavapés” – abrangendo o trecho próximo ao restaurante Choppão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos.

(Rdnews)