Os sócios do Santos aprovaram, no fim de 2022, a construção da nova Vila Belmiro. Com capacidade para 30.108 pessoas, a nova casa do Peixe terá quatro níveis de arquibancadas, homenagem a ídolos do clube e manterá o clima de alçapão do atual estádio.
O principal homenageado será Pelé, maior ídolo da história do Santos. O ex-jogador aparecerá na parte superior da nova Vila Belmiro em imagens recordando seu tradicional soco no ar e as famosas bicicletas.
Outros atletas que passaram pelo Santos também serão homenageados. Neymar, Paulo Henrique Ganso, Gabigol e até Kleber Pereira, além de outros não revelados, serão lembrados no novo estádio do Peixe.
As escolhas que mais chamam atenção são de Gabigol, atualmente no Flamengo e alvo de polêmicas com o Santos, como a discussão com torcedores na Vila Belmiro, e Kleber Pereira, que foi decisivo para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2008, mas não conquistou títulos no clube.
Projeção da nova Vila Belmiro, estádio do Santos — Foto: Divulgação
O arquiteto do projeto, Luiz Volpato, explicou, em texto divulgado para a imprensa, a ideia da arquitetura da nova Vila Belmiro:
– O projeto busca contribuir fortemente para os sentimentos de identidade e autoestima de seus usuários. Aliamos modernidade e tecnologia para reavivar a marcante trajetória do clube, além de oportunizar a sustentação para investidores – disse Volpato.
Os 30.108 torcedores que poderão assistir aos jogos na nova Vila Belmiro terão quatro níveis de arquibancada: Arquibancada, Deck Premium, Camarote e Arquibancada Superior. Os acessos para o estádio serão nas quatro esquinas do quarteirão.
Para manter as tradições do Santos, a nova Vila Belmiro será construída nas cores branca e preta, com detalhes em dourado. O estádio também será construído de maneira que mantenha o clima de alçapão que faz parte da história do clube.
A nova casa do Peixe será construída numa área de 71.690,46 m² e terá 27 lojas internas e 36 lojas externas e estacionamento para 576 veículos.
Projeção da nova Vila Belmiro, estádio do Santos — Foto: Divulgação (GE)