Melhor do que Fred somente o próprio Fred. Essa afirmação não é exagerada. Ilustrador, cartunista e chargista capaz de sintetizar um ciclo político com apenas um traço de sua irreverência, esse mestre do deboche inquisidor premia Mato Grosso com seu segundo livro, As charges do Leiaagora por Fred.
A obra, com mais de 370 charges em 96 páginas postadas no site leiaagora.com.br entre abril de 2019 e setembro de 2021, além de algumas inéditas – mas sobre temas daquele período – será lançada numa noite de autográfos em 3 de junho, às 18 horas, na Rádio Conti, à rua San Salvador, 173, Jardim das Américas, região Leste de Cuiabá. O exemplar, a R$ 69,90 pode ser adquirido antecipadamente pelo celular 65.9.9910-3633 com o autor.
Fred é o que se chama de profissional completo. Dedicado, desde 1983 está no batente em Cuiabá, onde chegou um ano antes, oriundo de José Bonifácio, no interior paulista, onde viveu a infância, adolescência e parte da juventude carregando seu nome civil de Frederico Nogueira, que recebeu no nascimento em Mogi das Cruzes (SP).
Partes da obra
Seu elo profissional com Mato Grosso começou em 1983, quando passou a publicar todos os dias, no jornal Diário de Cuiabá, a charge da página nobre do caderno de Política na coluna Cuiabá Urgente, om o personagem SuperPeru. Por mais de 20 anos Fred manteve vínculo profissional com aquele matutino, que no período tinha em seu traço o olhar preferencial do leitor.
O Japão cruzou o caminho de Fred e durante anos, em idas e vindas ao Brasil ele dividia seu tempo entre a genialidade de suas criações em Mato Grosso e o batente pesado na Terra do Sol Nascente.
Sou testemunha profissional da dedicação de Fred, que mesmo estando no Japão, superava o fuso horário e enviava regular e pontualmente sua charge para o Diário, pois uma das minhas funções era o recebimento de sua arte.
O LIVRO
A nova obra do Fred reúne o que há de melhor no jornalismo caricato crítico. A obra bota em cena figuras do mundo político, da magistratura e do poderio econômico, tanto de Mato Grosso quanto do país. O produto literário que será lançado é um verdadeiro show por atacado. Simplesmente imperdível, e não é o primeiro do autor.
O primeiro livro do Fred
Em 2013, celebrando três décadas de charges em Cuiabá, Fred publicou o livro A charge do Fred – 30 anos de bom humor. A obra alcançou sucesso editorial,
Compareçam ao lançamento do novo livro do Fred. Adquiram exemplares do mesmo. O jornalismo crítico, em todas as suas áreas, é espezinhado pelos poderosos, que por todos os meios tentam sufocá-lo. Leitores, não pensem que a alegria que os move quando se deparam com uma charge do Fred seja a mesma por parte daqueles que ela retrata.
Valorizemos o espírito da liberdade de expressão e o jornalismo de qualidade.