A celebração da cultura negra e a oportunidade de sustentabilidade econômica das comunidades é a proposta da Afrotours.
O turismo realizado em locais que tenham legados, marcos e manifestações culturais negras irão compor a experiência proposta pela Afrotours, a primeira agência de turismo afro de Mato Grosso.
O projeto empresa, será lançado neste novembro, mês da Consciência Negra, e apresenta um roteiro de experiências que celebra a cultura negra, em especial a quilombola mato-grossense.
O primeiro município com a visitação proposta pela agência é Poconé, que possui atualmente 32 comunidades quilombolas. Entre elas, os locais escolhidos para inaugurar o roteiro de turismo de experiência, sendo a rota dos quintais poconeanos, começando pelo Quintal da Dona Leila, dentro do perímetro urbano, e as Comunidades de Morrinho, Jejum e Chumbo, localizadas na zona rural.
Para além de fomentar a valorização e representatividade da comunidade negra, a agência pretende movimentar a economia, promovendo a sustentabilidade socioeconômica local, incluindo especialmente jovens, que se tornarão condutores locais e empreendedores. A materialização do projeto em empresa, se dará com a formação dos moradores, realizada pelo projeto, para o atendimento dos turistas.
“O turismo cultural afrocentrado, como empresa, pensa a coletividade, permitindo a resistência da cultura afrodescendente e a oportunidade a empresários negros de segmentos ligados ao turismo. Quem precisava emigrar por falta de oportunidade, pode agora, ser porta voz, e apresentar a sua comunidade aos visitantes”, comentou a gestora do projeto empresa, a antropóloga, Poliana Queiroz.
Poliana Queiroz reforça que o objetivo do projeto, “é uma experiência que valoriza o protagonismo negro”. Dessa forma, abarca todas as experiências proporcionadas por personalidades negras locais, e empreendedores negros, como culinária, sendo em residências ou restaurantes, bares, festas tradicionais, visitas a locais históricos, com o objetivo de interação e preservação dessa herança e da comunidade local.
O projeto empresa foi idealizado e é gestado pela antropóloga e a graduanda em Turismo no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a poconeana e produtora de conteúdo digital Bianca Rondon.
O projeto da primeira agência de afroturismo do Estado é desenvolvido com incentivo do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) e do MT Criativo.
Para saber mais sobre a Agência Afrotours acesse o instagram @afroutoursagencia1