Nesta terça-feira (17.11) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, três milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 65.840 novos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) entrevistou Farmacêutico e bioquímico  Roney de Souza Lopes.

Roney é farmacêutico do Pronto Socorro de Várzea Grande desde 2004. É formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Cuiabá, pós-graduado em Citologia Clinica e Farmácia Clinica. Atualmente faz outra pós-graduação em Hematologia Clinica.

O tratamento do câncer de próstata será definido após a obtenção dos resultados referentes à classificação, tamanho do tumor e idade do paciente. Pode consistir no uso de medicamentos, radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata. Cada caso deverá ser avaliado para a aplicação correta do tratamento.

Roney explica que é de suma importância que os homens realizem exames preventivos principalmente após os 50 anos, e optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares, pois são recomendações que auxiliam na prevenção da doença.

Há como se prevenir do câncer de próstata?

RONEY LOPES –   Prevenção do câncer de próstata envolveria uma melhor qualidade de vida com diminuição dos fatores de riscos, dieta , obesidade , tabagismo , exposição ocupacional a produtos químicos,  inflamação da próstata  alguns estudos também relaciona a alguns fatores que não se pode mudar como idade , raça,  nacionalidade , história familiar , alterações genéticas.

Quais são os exames preventivos do câncer de próstata?

RONEY LOPES – Os exames preventivos de câncer de próstata seriam toque retal e PSA (Antígeno Prostático Especifico).

Como são feitos?

RONEY LOPES – PSA um exame de sangue onde se faz a dosagem deste hormônio produzido pela glândula próstata e assim caso ocorra alguma alteração ele dará elevado seu parâmetro, toque retal um exame realizado pelo médico onde realiza a palpação da  glândula com os dedos utilizando uma luva lubrificante , e assim se observa se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença.

Todos os homens estão vulneráveis a desenvolver o câncer de próstata?

RONEY LOPES – Sim todos os homens estão vulneráveis a desenvolver câncer de próstata, porém com o avanço da idade acima dos 50 anos a faixa destes homens e a probabilidade aumenta muito.

Quais são os tipos de exame de próstata?

RONEY LOPES – Quando o médico suspeita de alguma alteração na próstata, pede alguns exames. O exame PSA, toque retal, ultrassonografia, medição do jato de urina, urina simples e biópsia.

Existe algum exame que substitua o toque retal?

RONEY LOPES – Não, os exames eles se complementam o toque retal cerca de 10 a 20 % das pessoas que apresentam PSA normal podem apresentar toque retal alterado, esse exame permite ao médico avaliar características da integridade da glândula.

O que é o exame PSA?

RONEY LOPES –  PSA significa Antígeno Prostático Específico uma proteína produzida  pela próstata,  quando está sofre alguma alteração esse se eleva e assim podemos dosar através de uma coleta sanguínea, porém  como essa proteína produzida pela glândula e não pelas células cancerígenas também se eleva em outras ocasiões como prostatite e hiperplasia de próstata,  ciclismo , hipismo e também em toque retal.

Quando é indicado a fazer o rastreamento para obter um diagnóstico precoce?

RONEY LOPES –  O  ideal é se fazer o rastreamento em homens que a têm histórico familiar de câncer de próstata a partir dos 45 anos já os outros a partir dos 50 anos , a critério médico porque esse um câncer que avança de forma muito lentamente e em homens com idades a partir desta faixa etária,  portanto nesse período se torna necessário um rastreamento mais corriqueiro.

O que são os exames de rastreamento para obter um diagnóstico precoce?

RONEY LOPES – O câncer de próstata é uma doença que evolui muito lentamente e com o avanço da idade, muitos pacientes quando vão ao médico podem já está em com a doença em estágios avançados  portanto os exames de rastreamento como PSA e toque retal nos permite descobrir a doença em um momento inicial e assim melhorar o prognóstico do paciente portador dessa doença.