O Campeonato Mato-grossense de Futebol tem um campeão inédito. O troféu do Estadual 2020 ficou com o time de Nova Mutum. A equipe do Azulão da Massa que na partida de ida havia ganho por 1 a 0 e só precisava do empate, mostrou a sua força e repetiu o placar na casa do adversário para levantar o título de campeão da primeira divisão do Estadual de Futebol pela primeira vez na sua história. A equipe do Médio Norte disputou o Estadual da primeira divisão pela primeira vez, depois de ter ganho o título da segunda divisão em 2019.

A equipe de Nova Mutum foi soberana para conquistar o título com justiça. Teve domínio das duas partidas da decisão, colocou bola na trave do União, sobrou em campo e não foi ameaçada pelo Colorado. Fernandinho, aos 6 minutos do primeiro tempo, marcou o gol do título do Nova Mutum. O Colorado tentou, mas não teve forças para chegar ao empate.

Enquanto de um lado o time de Mutum, com um futebol organizado e bem planejado fez por merecer esse triunfo, o Vermelhinho de Rondonópolis mais uma vez ficou com o vice-campeonato estadual, pela décima vez em sua história, depois de apresentar um futebol instável em toda a temporada.

O Nova Mutum já havia batido o União por 1 a 0, na partida de ida e levou a vantagem do empate para o jogo de volta. O primeiro jogo foi disputado no último domingo (20) no estádio Valdir Wons, em Nova Mutum e Roger marcou o gol da vitória em belo chute de fora da área.

Por chegarem à final, o campeão e o vice têm vaga garantida para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série D, em 2021 e também na Copa do Brasil, além da Copa Verde. Além de União e Nova Mutum, o Luverdense, que ficou com o troféu de terceiro lugar depois de vencer o Dom Bosco nos pênaltis, nesta terça-feira (22), também representará o Estado na Copa do Brasil.

O jogo

O Nova Mutum foi a Rondonópolis determinado a não dar chances para o União. Com boa troca de passes que envolveu a zaga colorada, o Nova Mutum não demorou para abrir o placar no Luthero Lopes. Logo aos 6 minutos, a bola foi alçada na área e Fernandinho, totalmente livre, cabeceou e fez 1 a 0 para os visitantes.

A vantagem não diminuiu o ímpeto do Azulão da Massa que quase marcou o segundo gol aos 12. Elder recebeu passe, invadiu a área com muita liberdade e bateu firme. Neneca conseguiu salvar o União.

O Nova Mutum continuou pressionando em pleno estádio Luthero Lopes. Aos 28, Roger Bastos cobrou falta frontal e bateu forte. A bola saiu à esquerda do gol defendido por Neneca. O União só foi ter sua primeira grande chance aos 32, quando GTA invadiu a área pela esquerda em velocidade e cruzou na medida para Andrezinho. Sozinho, o atacante cabeceou no canto, mas o goleiro Gabriel foi buscar. Antes do intervalo, o Nova Mutum ainda teve uma grande oportunidade de ampliar. Aos 46, Roger recebeu, ajeitou e chutou da intermediária, acertando o travessão.

O União voltou um pouco melhor para o segundo tempo. Aos 4, João Manoel, que havia acabado de entrar, driblou a zaga do Azulão, entrou na área e bateu cruzado, levando perigo ao gol de Gabriel.

Depois disso, a partida ficou truncada, com vários cartões amarelos para ambos os lados. O Azulão conseguiu controlar o Colorado, que voltou a ter dificuldades para criar jogadas. Com isso, o título estadual foi para Nova Mutum, pela primeira vez na história.

Time do Nova Mutum, campeão mato-grossense de 2020