Na noite desta quarta-feira (12), com direito a temporal em Porto Alegre, atraso e um grande jogo, o Grêmio garantiu sua classificação para as semifinais da Copa do Brasil. Com emoção e nos pênaltis, o Tricolor passou pelo Bahia, após empate no tempo normal por 1 a 1 e triunfo nas penalidades por 3 a 2. O jogo começou uma hora atrasado, devido ao ciclone extratropical que passou pela capital gaúcha. Marcos Felipe, goleiro do Bahia, fez ótimas defesas, mas o herói maior acabou sendo Gabriel Grando, que pegou o último pênalti do Bahia e garantiu a vaga para o time da casa, que enfrenta o Flamengo ou o Athletico-PR nas semis.
Após uma hora de espera, por conta da chuva, o Grêmio começou indo para cima do Bahia e levando mais perigo em bolas paradas. Num deles, Carballo cabeceou e Marcos Felipe fez linda defesa; Suárez pegou o rebote, mas bateu para fora, perdendo chance incrível. O time visitante não tinha muito espaço para atacar e se fechava para buscar contragolpes.
Mas o perigo maior ainda era dos gremistas, como num disparo de Bruno Uvini, que raspou a trave, e um chute de Suárez, do meio-campo, também defendido pelo goleiro baiano. E Marcos Felipe apareceu de novo mesmo quando o Grêmio teve um pênalti: Cristaldo bateu, mas o goleirão fez bela defesa. Enfim, a estratégia dos visitantes deu certo, com Kayky lançando Everaldo em uma saída rápida e chutando no ângulo de Gabriel Grando, marcando 1 a 0 para o Bahia.
Segundo tempo
A segunda etapa, apesar dos ataques do Grêmio, teve lances perigosos de parte a parte. Suárez, Cristaldo e Bitello seguiram obrigando Marcos Felipe a trabalhar. Por outro lado, Kayky e Ademir levaram algum perigo à meta de Gabriel. Suárez e Carballo, em duas cabeçadas seguidas, passaram perto do empate, que só veio com Villasanti: Ferreira tocou para o argentino, que bateu no canto e, finalmente, fez 1 a 1. A partida parecia esfriar, mas os minutos finais foram de infarto. Mugni soltou uma bomba no travessão, um minuto antes de Ademir repetir a dose. No contra-ataque, Ferreira cabeceou para outra linda defesa de Marcos Felipe. Posteriormente, Suárez chutou da quina da área: novamente, o goleiro fez seu milagre, levando tudo às penalidades.
Pênaltis
As penalidades começaram com acertos de ambos lados. Reinaldo e Ferreira marcaram pelo Grêmio, com Cauly e Everaldo anotando pelo Bahia. Bruno Alves acertou a trave, mas Cicinho parou em Gabriel Grando, mantendo tudo igual. Villasanti, que tinha marcado no tempo normal, converteu pelo Grêmio, mas Acevedo, na quarta cobrança baiana, bateu para fora, deixando o caminho aberto para Bitello classificar os gaúchos, mas o ponta isolou a bola. Yago Felipe empatou e levou para as alternadas. A emoção se estendia e André marcou para o Grêmio. O goleiro André Grando fez a defesa e o time gaúcho avançou.
GRÊMIO 1×1 BAHIA (Pênaltis: Grêmio x Bahia)
Quartas de final da Copa do Brasil – jogo de volta
Data: 12/07/2023, às 20h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 35.437 (33.777 pagantes)
Renda: R$ 3.109.743,00
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira, 12’/2ºT); João Pedro (Gustavo Martins, 45’/2ºT), Villasanti, Carballo (Nathan, 45’/2ºT) e Reinaldo; Bitello, Suárez (André Henrique, 45’/2ºT) e Cristaldo (Vina, 26’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia, 26’/2ºT); Rezende, Acevedo, Ademir (Yago Felipe, 48’/2ºT), Cauly e Kayky (Mugni, 31’/2ºT); Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Carballo (GRE); Acevedo, Everaldo, Ryan (BAH)
Gols: Everaldo, 49’/1ºT (0-1); Villasanti, 27’/2ºT (1-1) (Jogada 10)