Bragantino e Botafogo empataram por 2 a 2 no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 34ª rodada do Brasileirão. O Massa Bruta abriu o placar logo aos dois minutos de jogo com Thiago Borbas, mas a virada do Glorioso aconteceu ainda na primeira etapa, em um intervalo de dois minutos: Victor Sá empatou a partida aos 34 e Eduardo virou aos 36. Nos acréscimos, e depois de muita pressão sobre a defesa do Botafogo, Thiago Borbas marcou o segundo gol do Bragantino e deu números finais ao placar.
Com este resultado, o Botafogo deixa a liderança do Campeonato Brasileiro depois de 31 rodadas. O clube carioca tem 60 pontos conquistados, dois a menos que o novo líder, o Palmeiras. O Bragantino, por sua vez, fica com 59 pontos e segue na disputa do título, ocupando a quarta posição da tabela, que garante vaga direta à Libertadores do próximo ano.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
>!QUE TIRIÇA! O Botafogo conseguiu a proeza de tomar um gol aos 2 minutos de jogo: Vitinho carregou a bola da ponta esquerda para o centro, cercadi por Di Placido, que só observou o atacante finalizar de fora da área; a bola bateu na trave e voltou nos pés de Thiago Borbas, que só empurrou para dentro e abriu o placar para o Bragantino.
>!FORÇA, GUERREIRO! Ainda no primeiro tempo, o artilheiro Tiquinho Soares deixou o campo sentindo dores no tornozelo esquerdo. Em seu lugar, entrou o centroavante Diego Costa.
>!ÁGUA MILAGROSA! Aos 30 minutos, o árbitro da partida parou a partida para a hidratação dos atletas, e o técnico Lúcio Flávio soube se aproveitar muito bem deste momento para reorganizar o Botafogo. No reinício do jogo, Victor Sá recebeu uma bola invertida do lado esquerdo do campo e puxou para dentro, em lance semelhante ao de Vitinho. O atacante do Alvinrgro acertou um chutaço e empatou o duelo!
>!PISCOU, JÁ ERA! No lance seguinte, Victor Sá recebeu um passe na mesma posição do lance do gol, mas dessa vez optou por uma solução doferente: ao invés de puxar para o centro e finalizar, cruzou a bola em direção ao gol. A zaga do Bragantino afastou e a bola sobrou nos pés de Eduardo, que finalizou da pequena área para virar o jogo em favor do Botafogo!
!CAIXINHA DE SURPRESAS! O técnico do Bragantino ousou ao tirar quase todos os defensores de campo – apenas Léo Ortiz permaneceu no jogo – na busca pelo empate. E sua escolha deu resultado nos acréscimos do segundo tempo: depois de tanto pressionar, o Massa bruta conseguiu marcar o gol de empate, novamente com Thiago Borbas.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O gol do Bragantino logo no início tinha tudo para deixar o Botafogo abatido e condicionar o desenrolar do jogo, como de fato o fez na primeira metade do primeiro tempo. Mas a pausa para hidratação, por volta dos 30 minutos, inverteu completamente a situação do jogo: o Botafogo se organizou melhor e encontrou o caminho do sucesso através das inversões, com jogadas de mano-a-mano entre atacante e lateral, enquanto o Bragantino perdeu totalmente o controle da partida, com e sem bola.
E A ETAPA FINAL?
O técnico do Bragantino, Pedro Caixinha, não teve medo e encheu o time de atacantes na busca pelo empate. O Botafogo, no entanto, recuperou a consistência perdida ao longo da competição e soube se fechar bem. As trocas de Lúcio Flávio também contribuíram para isso, com a entrada de mais meio-campistas na equipe. Mas como tem coisas que só acontecem com o Botafogo, o Bragantino empatou a partida nos acréscimos do jogo, novamente com Thiago Borbas, jogando um balde de água fria na torcida do Alvinegro.
O QUE VEM POR AÍ
As duas equipes dão uma pausa na briga pelo título do Brasileirão para os jogos da Data Fifa. No retorno, o Bragantino vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, no dia 23 (quinta-feira) às 21h30 (hora de Brasília). No mesmo dia, mas às 19 horas (também horário de Brasília), o Botafogo visita o Fortaleza no Castelão.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 2 x 2 BOTAFOGO
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e hora: 12/11/2023 (domingo), às 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA)
VAR: Wagner Reway (VAR Fifa/PB)
Público e renda: não divulgado
Cartões amarelos: Léo Realpe (26’/1ºT) e Matheus Fernandes (36’/2ºT) para o Bragantino; Diego Hernández (41’/2ºT) para o Botafogo
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Thiago Borbas (2’/1ºT) (1-0), Victor Sá (34’/1ºT) (1-1), Eduardo (36’/1ºT) (1-2) e Thiago Borbas (51’/2ºT) (2-2)
BRAGANTINO: Cleiron; Andrés Hurtado (Luan Cândido, aos 16’/2ºT), Léo Realpe (Matheus Fernandes, aos 25’/2ºT), Léo Ortiz e Juninho Capixaba (Alerrandro, aos 25’/2ºT); Lucas Evangelista e Jadsom; Eduardo Sasha (Bruninho, aos 25’/2ºT), Vitinho (Sorriso, aos 16’/2ºT), Henry Mosquera e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Diego Hernández, aos 13’/2ºT) e Eduardo (Gabriel Pires, aos 13’/2ºT); Júnior Santos (Danilo Barbosa, aos 13’/2ºT), Victor Sá (Hugo, aos 32’/2ºT) e Tiquinho Soares (Diego Costa, aos 20’/1ºT). Técnico: Lúcio Flávio
Fonte: Lance!