Mesmo com o frio intenso, lideranças de diversos segmentos, principalmente representantes do agro, marcaram presença no lançamento oficial da candidatura de  Norberto de Paula Kovaleski Junior a deputado estadual, pelo PL, que foi realizada em Brasnorte na noite de sexta-feira (19.08).

Vereador de primeiro mandato por Brasnorte e o mais votado da história do município, Norberto Junior garante que suas principais pautas na Assembleia Legislativa serão em defesa do direito à propriedade e busca de melhores condições, infraestrutura e logística para a região Noroeste, de Mato Grosso. Destacou, ainda que, como deputado estadual vai cobrar ainda mais da Câmara Federal a aprovação da PL 490, que trata do Marco Temporal e dispõe sobre ampliação de terras indígenas.

Segundo ele, sem a aprovação dessa proposta que já tramita há mais de 15 anos na Câmara, os municípios da região vão perder arrecadação, já que existem estudos de ampliação de terras indígenas que não foram homologadas até a Constituição de 1988. Com isso, desde 2019, as licenças ambientais para produzir em terras com matrículas e escrituras foram canceladas. Isto porque os estudos de ampliação foram inseridos no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) do Incra e propriedades rurais passaram a ser identificadas como terras indígenas.

“Um judiciário omisso, juntamente com Ong’s, acabaram com essa proposta e, por isso, precisamos unir as forças de Brasnorte e toda região Noroeste. Não somos pequenos e a maioria que chegou aqui até em Colniza na década de 70 não podem ser impedidas de produzir. Não podemos deixar essas pessoas e suas histórias apagadas”, afirmou Norberto.

Durante o discurso disse ainda que a perda não é só para o produtor rural, mas toda a sociedade, já que sem conseguir produzir haverá redução dos impostos pagos e, consequentemente, isso afetará os cofres públicos. “Os maiores impostos vêm do agro. Médicos enfermeiros são pagos pelo agro. Se Brasnorte perde 35% de arrecadação pelo menos uns 200 serão mandados embora. A pauta maior. O município não pode perder e a região também não. Estamos falando de um milhão de hectare em três municípios que estão impedidos de trabalhar”.

REPRESENTATIVIDADE 

Uma das lideranças políticas presentes no evento foi o deputado federal Nelson Barbudo (PL), que busca à reeleição. Ele lembrou que Norberto sempre foi uma liderança ativa, representando o produtor rural e que esteve por diversas vezes em Brasília (DF) cobrando a aprovação da PL 490, que trata do Marco Temporal.

“Eu e você, Juninho, vamos brigar na honestidade e na fé que temos na pátria e no nosso senhor Jesus Cristo, desafiando a antiga política. Toda vez que você foi em Brasília, eu estava te esperando e votando lá as pautas do agronegócio. Eu estava debatendo e você filmando. Eu confio em você e estar no lançamento de sua campanha é sinônimo de muito orgulho”, declarou Barbudo no palanque.

O candidato à reeleição ao Senado pelo PL, senador Wellington Fagundes, gravou um vídeo que foi exibido durante o lançamento. “Estou com meu amigo e companheiro de partido Norberto Junior. Precisamos do Norberto na AL para representar e lutar pelo produtor e trabalhador rural, principalmente da região Noroeste”.

O presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Cleber José, afirmou que a região precisa de uma pessoa na Assembleia Legislativa que os represente muito bem na hora de aprovação de leis. “Somos muito penalizados por isso. Acreditamos que você vai fazer um bom trabalho”. Representando as mulheres do município, Fran Rocha Wuttke acredita que Norberto está pronto para representar não só as mulheres, mas toda a região. “Precisamos de um representante como você e essa região precisa de alguém daqui. Um filho da região noroeste”.

No palanque, o produtor rural de Brasnorte, Everaldo Apolinário lembrou que veio para Brasnorte porque era uma região muito próspera. “Vendemos tudo no Paraná e adquirimos nossa propriedade. Hoje o nosso problema não é jurídico, mas sim político. E, Norberto, estamos aqui para te ajudar”, finalizou Apolinário.