Nesta quarta-feira (22), o Atlético voltou a enfrentar o Flamengo no Mineirão, desta vez pela Copa do Brasil. E assim como ocorreu no domingo (19), venceu. Pela ida das oitavas de final da competição, fez 2 a 1 sob o comando de Hulk, que fez um gol espetacular abrindo o placar e cruzou na cabeça de Ademir para ampliar. Lázaro descontou para o Flamengo, que jogou melhor do que no duelo pela Série A, mas não conseguiu sucesso sobre o grande rival. Festa para a Massa do Galo (público de 53.953).
O jogo da volta será no dia 13/7, no Maracanã. Com a vitória, o Atlético joga pelo empate. O Flamengo, vencendo por um gol, leva a decisão para os pênaltis. Vencendo por dois gols, avança às quartas. Quem passar de fase abocanha uma premiação de R$ 3,9 milhões. O rival será conhecido por sorteio.
Primeiro tempo
O Galo fez um gol espetacular aos seis minutos: Mariano fez uma ligação direta para Hulk, nas costas de Filipe Luís e com Pablo mal colocado na marcação ao atacante. Para piorar, Diego Alves saiu mal demais. Hulk deu um toquinho por cima do goleiro. Uma pintura. Este gol delineou o que foi o primeiro tempo. Com a vantagem, o Galo recuou, deu a bola para o Flamengo e tentou contra-ataques. Não deu muito certo, embora a cada bola lançada a torcida do Fla ficasse com o cabelo em pé, já que a zaga estava insegura.
Com a bola, o Flamengo tentava, mas apenas Andreas, muito ligado e elétrico, buscava soluções, quase marcando num chute de fora da área. No mais, Gabi, Arrascaeta, Everton Ribeiro não conseguiam nada efetivo. A etapa também foi marcada por um número grande de passes errados de ambos os lados e o nervosismo do Flamengo, com três amarelados.
Segundo tempo
Com a bola, mas pouco objetivo no ataque, o Flamengo voltou a levar um gol nos primeiros minutos. Aos 10, num dos muitos erros de passe, desse vez de Matheuzinho, Hulk recebeu de Nacho, passou por dois marcadores e cruzou para Ademir fazer 2 a 0 . A sensação era a de que o Galo estava mais próximo do terceiro do que o Mengo do primeiro. Mas Dorival fez alterações que ao menos deram mais objetividade ao time, que acabou achando um gol aos 34, saindo dos pés de reservas. Rodinei cruzou e Lázaro marcou. O Fla seguiu em cima. Teve a chance de empatar, mas a maior oportunidade foi de Ademir, na trave.
ATLÉTICO 2×1 FLAMENGO
Copa do Brasil – Oitavas de final (Ida)
Data: 22/6/2022
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (BH)
Público: 53.953
Renda: R$ 2.113.078,00
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Otávio e Nacho Fernández (Calebe, aos 39′ do 2ºT); Vargas (Rubens, aos 18′ do 2ºT), Keno (Ademir, aos 33′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho (Rodinei, aos 21′ do 2ºT), Rodrigo Caio, Pablo e Filipe Luís (Ayrton LUcas, aos 32′ do 2ºT); Willian Arão (Lázaro, aos 21′ do 2ºT), João Gomes, Andreas Pereira (Thiago Maia, aos 32′ do 2ºT) e Everton Ribeiro (èdro, aos 21′ do 2ºT) ; Arrascaeta e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior
Gols: Hulk, aos 6′ do 1ºT (1-0). Ademir, os 10′ do 2ºT (2-0); Lázaro, aos 34′ do 2T (2-1)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (FIFA-SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Ademir (ATL); Andreas, Pablo, Everton Rubeiro (FLA) (Jogada 10)