A CBF encaminhou nesta segunda-feira a defesa para julgamento da suspensão da partida Brasil x Argentina. A Fifa abriu processo disciplinar para analisar os casos que levaram à interrupção – e consequente suspensão – do jogo de Eliminatórias do dia 5 de setembro.

O site “Uol” informou sobre o envio da defesa da CBF, que preparou série de documentos para mostrar que o mandante – no caso, o Brasil – nada teve a ver com a suspensão da partida. Ação da Anvisa, depois de alguns avisos à delegação argentina, provocou a paralisação da partida.

A CBF enviou a defesa no fim do prazo previsto. Não há previsão de veredito da Fifa, que também recebe a defesa dos argentinos. A Anvisa notificou quatro jogadores da seleção da Argentina, que deveria fazer quarentena. A Associação de Futebol da Argentina tentou, de última hora, conseguir autorização especial, mas não teve sucesso.

Relatório sobre os acontecimentos do jogo e anteriores à partida – como da própria Anvisa, com registros de reuniões com dirigentes da Argentina – tentam mostrar que tudo que cabia à CBF foi feito.

Não há data livre para possível realização de novo jogo entre brasileiros e argentinos – que se encontram pelo “segundo turno” das Eliminatórias em novembro.

Lembre o caso

A Anvisa diz que quatro argentinos deveriam cumprir quarentena pois passaram pela Inglaterra nos últimos 14 dias. O goleiro Emiliano Martinez, os meias Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero atuam no futebol inglês. Antes, viajaram direto para a Venezuela para jogar – a Argentina venceu por 3 a 1.

Ainda segundo a Anvisa, houve informação errônea cedida pelos argentinos no formulário de entrada ao país. Sem mencionar que os quatro atletas estiveram na Inglaterra nas últimas duas semanas.

A partida na Neo Química Arena foi paralisada por volta dos seis minutos. Agentes da Anvisa, depois seguidos por policiais, entraram no estádio, no gramado e foram atrás de jogadores. O delegado da partida tentou impedir, mas foi em vão. Houve discussão com dois jogadores da Argentina. (Globo Esporte)