Nesta quarta-feira, dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, e o principal assunto relacionado ao tema é a prevenção contra do novo coronavírus, por meio da vacinação. E foi no intuito de garantir esse direito, em especial para todos os profissionais da saúde que o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), lançou a campanha “Vacina Já”.

Como resultado da iniciativa, o sindicato garantiu a imunização dos trabalhadores dos setores administrativos e em cargo de gestão, e mais recentemente dos servidores da Saúde que estão em home office.

“A vacinação é a principal ação para que os trabalhadores possam ter mais tranquilidade em se manter no combate à pandemia. Sabemos que podemos nos contaminar com a Covid-19, mesmo vacinados, mas a imunização é pela garantia da vida de todos os trabalhadores”, defendeu a presidente do SISMA/MT, Carmen Machado.

Vacina para todos, já!

Os primeiros servidores em teletrabalho que comunicaram a imunização contra a covid-19 ao SISMA/MT foram Claudete Bentz e Adenir Ribeiro, do CIAPS Adauto Botelho, e Assis Neri Gomes, da Escola de Saúde Pública (ESP/SES/MT).

“Com certeza sou uma das pessoas que mais ficou feliz com essa vacina, hoje é um dos melhores dias da minha vida, sinto um alívio. Quero parabenizar o SISMA pelo excelente trabalho, nós acompanhamos e vemos que vão à luta até garantir o que é preciso, e sabemos que só conseguimos a vacinação graças ao trabalho da gestão do sindicato”, comentou a técnica de enfermagem do CIAPS Adauto Botelho e filiada ao SISMA/MT, Claudete Bentz.

Claudete Bentz tem 62 anos, está há um ano em home office e já sentia o peso emocional do isolamento social, “Estava muito triste, alguns dias quase depressiva, sei que tem gente que não quer vacinar, mas eu quero dizer para essas pessoas que eu estou me sentindo muito bem, melhor do que antes, mais tranquila e alegre, e agora a expectativa é para voltar ao trabalho”.

A profissional conta que ficou sabendo da oportunidade de se vacinar por meio das redes sociais do Sindicato, após publicação da confirmação da imunização de quem está em teletrabalho por parte da SES/MT, na última segunda-feira, dia 05. A técnica então conseguiu realizar o cadastro e agendar a vacinação, e logo comunicou a colega Adenir Ribeiro, também técnica de enfermagem no CIAPS, em home office, para que fizesse o mesmo.

O servidor e também filiado ao SISMA/MT, Assis Neri Gomes, também está em home office desde março de 2020 por ser cardiopata, e está aliviado depois de receber a primeira dose da vacina. “Entrei no site da prefeitura e na primeira tentativa não deu certo, por volta das 15h eu tentei novamente e às 17h já estava vacinado, foi muito rápido e tranquilo”, contou.

O profissional ainda agradeceu o sindicato ao esforço pela luta por imunização para todos. “A situação do Brasil, em especial Mato Grosso está muito difícil. Como servidores, até então, nos sentimos deixados de lado, e agora imunizados podemos aumentar o efetivo presencial e enfrentar melhor a situação”, complementou Assis Neri.