Ceará e Atlético-MG não saíram do 0 a 0 na noite desta quarta-feira (15), no Castelão, em Fortaleza. O jogo foi válido pela 12ª rodada da Série A do Brasileiro e o placar fez justiça ao futebol apenas mediano apresentado pelas equipes. O Galo teve mais chances, mas foi ineficaz. Saiu de campo em quinto lugar, com 18 pontos, mas podendo perder posições ao fim da rodada. O Ceará, com 15 pontos, ocupa o 11º lugar e corre o risco de perder até três posições dependendo dos resultados dos demais jogos.

O fato de não  ter os dois volantes titulares – Jair e Allan (suspensos) – e não contar com as opções de Savinho (Covid-19) e Zaracho (machucado), acabaram pesando para o Galo não mostrar grande futebol. Já o Ceará perdeu o artilheiro Mendoza ainda no primeiro tempo e, sem ele, o ataque foi pouco funcional.

Primeiro tempo

Os times buscaram o ataque e fizeram um jogo franco, mas com poucas oportunidades claras. O Ceará, embora a defesa atleticana cometesse alguns erros de passe e de posicionamento, teve apenas um lance de perigo, com Mendoza sendo bem bloqueado na hora do arremate, pouco antes de sair machucado (o que fez os cearenses perderem força na frente).  O Galo teve mais chances: duas com Hulk (uma chutou por cima, na pequena área e outra passou raspando) e um chute de Rubens que o goleiro Vinícius defendeu.

Segundo tempo

O jogo seguiu muito igual. O Ceará não aproveitando os erros do Galo na defesa (notadamente de Nathan Silva) e o Galo sem ideias ofensivas. A coisa mudou um pouco para o Galo com as substituições do treinador Mohamed. Ademir entrou e fez boas jogadas pela direita. Já depois da entrada de Vargas, aos 38, o Galo passou a sufocar um Galo muito recuado. Vargas e Otávio acabaram perdendo boas chances.

CEARÁ 0X0 ATLÉTICO

12ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Data: 15/6/2022
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
CEARÁ: Vinicius Machado; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luis; Richard (Matheus Peixoto, aos 23′ do 2ºT), Richardson e Fernando Sobral e Vina, Mendoza (Erick, aos 37′ do 2ºT) e Cléber (Zé Roberto, aos 23′ do 2ºT). Técnico: Marquinhos Santos
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio,  Guilherme Castilho (Vargas, aos 38′ do 2ºT) Rubens (Calebe, aos 29′ do 2ºT) e Nacho Fernández (Ademir. aos 18′ do 2ºT); Keno (Sasha, aos 18′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
Gol: –
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Richard Coelho, Fernando Sobral (CEA), ALonso, Rubens, Calebe (ATL) (Jogada 10)