O primeiro ano de mandato do deputado Beto Dois a Um foi preenchido com muito trabalho, o que não seria diferente para honrar não apenas os 26.462 votos que recebeu ao ser eleito, mas sim por todos os 3.658.813 habitantes de Mato Grosso.

Os números são uma “ilustração” da garra e da determinação do parlamentar que chegou a atender mais de 3,2 mil pessoas em seu Gabinete, sem contar as viagens aos municípios de todas as regiões do estado.

Ao todo, foram 947 proposições apresentadas pelo parlamentar, dentre as quais são 515 indicações; 350 moções; 45 projetos de resolução; 19 requerimentos e 18 projetos de lei.

Em um ano de trabalho, Beto Dois a Um garantiu cinco leis e outros dois PL já estão aprovados em segunda votação e aguardam sanção do governador Mauro Mendes. Foram 3.295 atendimentos em seu Gabinete, apenas os cadastrados. Estima-se que o número de atendimentos chegue a aproximadamente 5 mil em 2023.

Entre as leis aprovadas este ano estão: Lei n° 12.290/2023, que obriga a reserva de assento ao acompanhante de pessoa com deficiência; Lei n° 12.313/2023, que declara utilidade pública estadual a Associação Atlética e Beneficente Pé de chumbo, em Pontes e Lacerda; Lei n° 12.285/2023, que declara utilidade pública estadual a Associação de Equoterapia de Araputanga; Lei n° 12.337/2023, que declara utilidade pública estadual a Associação da Cultura Hip-Hop de Rondonópolis (ACHHR).

Aprovado o Projeto de Lei nº 1556/2023, que cria o Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de MT. “Conquista grande que foi resultado do diálogo com setores da cultura e o Governo do Estado”, destaca. Também está em tramitação o PL Lei nº 2253/2023 que trata do fomento a valorização da Cultura dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-Brasileira de MT.

Foi aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira (13.12), Projeto de Lei que institui no mês de novembro a realização da Semana Estadual do Hip-Hop. A proposta segue agora para sanção do governador para virar lei.

Ainda, com experiência no setor cultural, ex-secretário de Cultura de Mato Grosso, Beto liderou a articulação para os ajustes na Lei n° 12.082/2023, que limita valores oriundos de recursos públicos estaduais para realização de shows e eventos, apresentado por lideranças partidárias. A aprovação foi por unanimidade.

“Exercer a função de deputado estadual requer muita responsabilidade, sensibilidade para compreender as principais necessidades da população e determinação para realizar. Sou muito grato pela oportunidade, queria muito estar aqui, e agora que conseguimos, não descansarei. Vou honrar cada voto, minha missão é contribuir para que Mato Grosso seja um estado cada vez mais justo”, comemora Beto Dois a Um.

Outro grande avanço em seu primeiro ano de mandato foi a criação da Câmara Setorial Temática da Cultura, que está diagnosticando, avaliando e discutindo políticas públicas para o fortalecimento do setor da cultura em Mato Grosso e conta com representantes da classe artística e cultural de todas as regiões do estado. A CST da Cultura segue até o maio de 2024.

Outro grande avanço em seu primeiro ano de mandato foi a criação da Câmara Setorial Temática da Cultura, que está diagnosticando, avaliando e discutindo políticas públicas para o fortalecimento do setor da cultura em Mato Grosso e conta com representantes da classe artística e cultural de todas as regiões do estado. A CST da Cultura segue até o maio de 2024.

“Dialogamos com todo o segmento, com trabalhadores da cultura, terceiro setor, Secretaria de Cultura, vários parlamentares, para que nos 12 meses de duração da CST possamos provocar um debate amplo e assertivo e, junto com o Conselho Estadual de Cultura, nortear os caminhos da cultura para os próximos anos. Não podemos mais depender apenas da sorte, temos que criar políticas públicas poderosas para a cultura agora. E esse é o melhor momento para isso”, destaca do deputado Beto Dois a Um, presidente da CST da Cultura.

Entre as 515 indicações – quando o deputado encaminha demandas necessárias para o Governo do Estado – destacam-se: Destinação de recursos para manutenção do Hospital Laura de Vicunã, no município de Nobres; reforma do Hospital Municipal de Brasnorte, no município de Brasnorte; reforma do Ginásio Poliesportivo Anderson Pellin, no município de Tapurah; recursos para custeio da Saúde do município de Itaúba; dois ônibus escolares para atender a Escola Militar Estadual de Primavera do Leste; disponibilização de um servidor Médico Perito para a agência do INSS, no município de Pontes e Lacerda; pavimentação asfáltica nas ruas do Bairro Jardim São Paulo, no município de Mirassol D’Oeste; caminhão compactador de lixo para atender o município de Figueirópolis D’Oeste.

Esporte em alta

Sob articulação do deputado, foi inaugurada pista de skate da Praça da Juventude em Sorriso, fruto de convênio entre a Prefeitura e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A estrutura de quase 745 m² conta com área para half-pipes, corrimãos, caixotes, rampas de vert, pirâmides, piscinas e outros tipos de obstáculos. Para 2024 há previsão de construir uma Pista de Atletismo na região.

A equipe de engenharia do Gabinete elaborou o projeto para a Construção de Praça de Esportes e Lazer, que já foi aprovado pelo Executivo e a implantação está prevista para 2024.

O deputado acompanhou de perto a aprovação da Lei 12.288/2023 que trata de normas gerais sobre o Desporto. Iniciativa é do Executivo.

Comissões Parlamentares

Beto Dois a Um participa atualmente de oito Comissões Parlamentares. Entre suplente e presidente, o deputado integra: Comissão de Trabalho e Administração Pública (do qual é presidente da comissão); Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto (Vice-Presidente); Indústria, Comércio e Turismo (membro); Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais (suplente); Defesa do Consumidor e do Contribuinte (suplente); Segurança Pública e Comunitária (membro); e Saúde, Previdência e Assistência Social (suplente).

Além dessas, Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI com a finalidade de investigar as prestadoras de serviço de telefonia móvel com relação às elevadas tarifas cobradas, bem como acerca da má qualidade na prestação dos serviços.

Honrarias

Em 2023 foram concedidas 340 moções propostas pelo deputado Beto Dois a Um. Entre as principais estão as Moções de Aplauso oferecidas para o artista plástico Humberto Espindola, para a crítica de arte Aline Figueiredo, ao Grupo Folclórico Flor Ribeirinha, à 57 profissionais da Educação Física.

Ainda concedeu ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) a Comenda Filinto Müller e o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate à primeira-dama Virgínia Mendes.

Para além do gabinete 218

O deputado faz questão de ir até os municípios conhecer as demandas e, junto de sua equipe, foram visitados 124 municípios, entre eles Juína, Nova Mutum, Poconé, Cáceres, Santo Antônio de Leverger, Campo Verde, Barra do Garças, Colíder, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Itaúba, Porto Esperidião, Rosário Oeste, Figueirópolis, Araputanga, entre outros.

“Uma das práticas que mais tenho pavor na política é quando o político visita os lugares, bairros, comunidades, municípios apenas às vésperas da campanha. Eu adoro viajar por Mato Grosso, que é lindo, adoro conversar, ver gente. Por isso, enquanto eu for deputado, estarei sempre na estrada visitando lugares e entendendo de perto as necessidades do nosso povo”, declara Beto Dois a Um.

O parlamentar ainda levou o nome de MT para o mundo durante viagens focadas na divulgação dos nossos atrativos econômicos, turísticos e culturais aos EUA, China e Índia representando a ALMT.

Capacitação

O Workshop “Planejamento e comunicação para campanhas” reuniu mais de 170 agentes políticos de todas as regiões de MT. A atividade foi ministrada por Marcelo Vitorino e Mariana Bonjour, no Cine Teatro Cuiabá, em outubro.