Em entrevista na rádio Capital FM nesta segunda-feira (7), o senador Carlos Fávaro (PSD), criticou a alta dos combustíveis em todo país e fez um desabafo. “Ninguém aguenta mais a gasolina a R$8 reais e a carga tributária brasileira”.
“Isso dificulta a vida dos mais humildes. Na realidade a questão dos combustíveis não é algo tão simples assim. A Petrobras tem carência na refina do petróleo, mais a formação de preço é mais uma coisa técnica, ela é feita em dólar, que não para de subir, e aqui no Brasil ninguém recebe em dólar”, acrescentou.
Na semana passada, Fávaro apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que assegura o controle de preço dos combustíveis. Além disso, o texto elaborado pelo parlamentar garante um auxílio diesel, de até dois anos, para caminhoneiros autônomos e o pagamento, por parte da União, de 100% do gás de cozinha para as famílias de baixa renda.
“Isso precisa ser discutido com muita profundidade, mas, neste momento, proponho que a União utilize os recursos que ela recebe como acionista majoritária da Petrobras, para custear estas políticas públicas, que são de grande relevância”.
Outros pontos importantes da PEC são o repasse de recursos a estados e municípios para o custeio do transporte público de idosos, que possibilitaria a redução do valor da tarifa paga atualmente, e a autorização para a redução da carga tributária sobre os preços do diesel, biodiesel, gás de cozinha, energia elétrica e outros combustíveis.