O São Paulo abriu vantagem sobre o Ceará nas quartas de final da Sul-Americana. Afinal, na noite desta quarta-feira (3), venceu no Morumbi por 1 a 0. O Ceará até foi melhor no começo e incomodou um pouco. Mas o São Paulo voltou com outra postura na etapa final, com Nikão saindo do banco de reservas para anotar o gol da vitória. Calleri ainda desperdiçou pênalti.
Com o resultado, o São Paulo tem a vantagem do empate na volta, quarta que vem (10), na Arena Castelão. Se o Ceará vencer por um gol, pênaltis. Porém, se colocar dois de diferença, avança.
O São Paulo contou com força máxima, mas mostrou apatia na primeira etapa. Mesmo sem improvisações e rodízio, o futebol apresentado foi preocupante. A primeira chance ocorreu aos 14 minutos, em arremate de Igor Gomes para fora. Miranda também fez tentativa em cabeceio. Mas as melhores oportunidades foram do Ceará, que teve auxílio da defesa tricolor. Nino Paraíba finalizou na trave após vacilo de Léo, enquanto Mendoza quase balançou a rede após recuo falho de Miranda para Felipe Alves. Nos acréscimos, Léo ainda desperdiçou na pequena área a grande chance do São Paulo, chutando em cima do goleiro João Ricardo.
Segundo tempo
O São Paulo voltou sem substituições. Mas isso não impediu a mudança de postura. Nos cinco primeiros minutos, fez mais em todo o primeiro tempo. Igor Gomes teve uma boa chance. Mas foi a entrada de Nikão, aos 19 minutos, que fez a diferença para o Tricolor. Aos 24, o camisa 10 recebeu na entrada da área e ajeitou antes de mandar uma bomba que venceu João Ricardo. Calleri ainda desperdiçou pênalti que poderia garantir uma maior tranquilidade ao São Paulo no confronto de volta. O Ceará, que já tinha desperdiçado uma boa oportunidade com Mendoza, voltou a se lançar à frente. Mas não foi eficiente em suas investidas.
SÃO PAULO 1×0 CEARÁ
Sul-Americana – Quartas de final – Ida
Data: 3/8/2022
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
SÃO PAULO: Felipe Alves, Diego Costa, Miranda e Leo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Pablo Maia, aos 19′ do 2ºT), Rodrigo Nestor (Andrés, aos 50′ do 2ºT), Igor Gomes (Galoppo, aos 20′ do 2ºT) e Wellington; Luciano (Nikão, aos 19′ do 2ºT) e Calleri (Eder, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Rogério Ceni
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richardson, Richard Coelho, Diego (Fernando Sobral, aos 5′ do 1ºT) e Vina; Mendoza e Yuri Castilho (Cléber, aos 10′ do 2ºT). Técnico: Marquinhos Santos
Gol: Nikão, aos 24′ do 2ºT (1-0).
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Wellington e Pablo Maia (SAO) Nino Paraíba e Victor Luis (CEA) (Jogada 10)