Neurilan Fraga foi reeleito presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nessa terça-feira (15) e deve conduzir a instituição até 2023. Fraga disputou o cargo com o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, e obteve 76 votos. Rosa teve 45 votos.
A eleição foi realizada de forma presencial e eletrônica. Dos 121 votos computados, 42 foram registrados pelo sistema online, segundo a Associação.
Esse é o quarto mandato do presidente.
Apenas os prefeitos que estão no cargo votaram, conforme determina o estatuto da instituição, que também estabelece a alteração da duração do mandato para três anos. A mudança foi aprovada em assembleia geral dos prefeitos realizada em novembro do ano passado, seguindo o modelo adotado pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM.
O prefeito eleito em Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira, chegou a pedir a suspensão da eleição, alegando que se a eleição fosse realizada este ano, os prefeitos eleitos em 2020 para o pleito 2021 não poderiam votar. O pedido foi atendido pelo juiz Onivaldo Budny no fim de semana, mas depois foi suspenso pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos da 1ª Vara de Fazenda Pública de Cuiabá.
Todos os trabalhos da eleição na AMM foram conduzidos pela comissão eleitoral, presidida pelo prefeito de Rosário Oeste, João Antônio da Silva Balbino.