Em períodos de aceleração de negócios e incertezas sair na frente da concorrência vai demandar ajustes. Saiba quais tendências de mercado que vão ser norte de muitos negócios em 2022.
As mudanças de comportamento observadas pela netnografia mostram que para vender mais será preciso um esforço estratégico que una ainda mais o marketing as vendas.
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Mas o que que vai estar em alta em 2022?
Entrega imediata:
Apandemia valorizou o delivery e profissionalizou os hubs de logística. A busca pelo encurtamento do desejo ate a entrega efetiva do produto nas mãos do consumidor disparou a consciência por produtos que ajudem a preservar o planeta. Olha que responsabilidade o consumidor entregou nas mãos das empresas, não importa se ela é de bairro ou multinacional o negocio é entrega rápida com eco consciência.
Live Commerce:
Esse fenômeno de vender durante uma live ou um grande acontecimento digital tomou corpo com as pessoas em casa e isso vai se manter em 2022 como uma estratégia de lançamentos de produtos.
Com a volta dos eventos a transmissão ao vivo é uma ferramenta para manter e fortalecer vendas a varejo. E o formato ainda tem utilizado com eficiência de QR codes durante os momentos decisivos da live pra gerar bônus e ainda proporcionarem relacionamento com o cliente.
A Ascenção do Vídeo:
A batalha comercial entre Tik Tok, Instagram e youtube em ser o queridinho estimulou a participação do usuário na definição de estratégia de marca, Cocriação e um avanço dos nano influenciadores (influenciadores de menor porte) além de um mercado de usados e brechós.
As atividades de bem-estar, exercícios físico e desafios de dança também promete ser crescente entre os vídeos em 2022. Além de mudança de carreira, live de games engajamento em causas sociais.
De olho nesse viés da tecnologia como sua empresa pode utilizar vídeos para alcançar o consumidor? Essa parece ser uma resposta de ouro num universo cada vez mais feitos de vídeos.
Trabalho hibrido ou remoto veio para ficar
Um dos hábitos trazidos pela pandemia foi o trabalho remoto e ele vai continuar.
Antes por mais que fosse difundido o trabalho remoto a ideia de atrelar a produtividade ao tempo dentro de instalações físicas não conseguia romper barreiras.
Há 11 anos quando decidi trabalhar home office e a me conectar com profissionais em outros estados para a manutenção do meu negocio, ouvia com frequência a máxima: Você trabalha de pijama? E hoje bem…. Todos nos utilizamos alguma plataforma digital.
Além disso boa parte das pessoas parece produzir melhor com uma rotina mais flexível e trabalhando de casa. Um dado interessante é que muitos profissionais relatam que se conectam melhor aos seus gestores, clientes e colegas pelo digital.
Então o desafio das empresas será de como fazer a engrenagem funcionar com profissionais remotos ou híbridos.
UGC- Conteúdo gerado pelo usuário
O que é UGC e porque derrepente ele se tornou pauta nas estratégias de marketing digital? A sigla UGC, conteúdo gerado pelo usuário trata-se, de uma estratégia de marketing de conteúdo para as empresas que se baseia em materiais espontâneos e genuínos produzidos pelos próprios consumidores das marcas.
Essa participação do consumidor na definição de estratégia visa fazer os outros experimentar um produto e elevar o engajamento dos usuários.
Segundo uma pesquisa feita pela Deloitte em 37 países, incluindo o Brasil com profissionais globais afirma que a pandemia mudou a maneira das marcas se relacionarem com o publico alvo e isso impactou as estratégias digitais, fazendo com que a participação do consumidor seja cada vez mais orientada pelos dados dos usuários. Então que venham as estratégias diferentonas em 2022 para estimular nossa economia.
*MARIA AUGUSTA RIBEIRO é especialista em Netnografia e Comportamento de consumo digital
CONTATO: www.facebook.com/maribeiro1
SITE: www.belicosa.com.br