O deputado federal por Alagoas Arthur Lira (PP), foi eleito na noite desta segunda feira 01, presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, para o biênio 2021-2023.
Com 302 votos a seu favor, a eleição foi definida no primeiro turno, uma vez que o deputado obteve a maioria esmagadora dos votos dos congressistas. Baleia Rossi do MDB teve 145 votos dos 505 votantes.
Arthur Lira é um dos líderes que representam o “Centrão” bloco de partidos que representa uma ampla maioria no legislativo nacional. As informações são de que este placar representa ao presidente Jair Bolsonaro uma vantagem por conta de que Lira pode ser um dos seus grandes aliados na construção e definição das pautas de votação em plenário.
No seu primeiro discurso como presidente, Lira defendeu que à população possa ser vacinada e também defendeu o equilíbrio das contas públicas.
Disse também que é preciso examinar como fortalecer a rede de proteção social.
Nesta noite de segunda feira também foi eleito o presidente do Senado da República, senador Rodrigo Pacheco, do Democratas de Minas Gerais.
O deputado mato-grossense Neri Geller (PP), um dos grandes articuladores da campanha de Lira a ocupar a cadeira da Câmara Federal, comemorou a vitória do deputado, e confirmou debater temas que destrave a economia do Brasil.
Neri foi o articulador da reunião da bancada dos deputados federais por MT com Lira em Cuiabá no dia 08 de janeiro, numa agenda com os parlamentares que de imediato hipotecaram apoio a candidatura do parlamentar a cadeira da câmara federal.
Na ocasião Lira defendeu a duplicação da Br 163, e além de ter comprometido em destravar à economia do Brasil, colocar em pauta as reformas agrária e tributária, o licenciamento ambiental e outros ligados à produção e à economia nacional.
Nas últimas semanas que intensificaram o pleito, Neri integrou a comitiva oficial que articulou a eleição de Arthur Lira à presidênciafo congresso,Geller esteve também no sul do país em busca de apoio a eleição do deputado.
Para Neri a Câmara precisava urgentemente de voz e, que essa voz fosse independente, que tivesse autonomia para falar em nome dos deputados e levar à uma condução tranquila. “Esse é o perfil do novo presidente da Casa, Lira possui qualidades importantes de um líder: cumpre palavra, tem bom senso e é aberto ao diálogo, além de coragem para o enfrentamento de temas delicados, e essenciais.