Dessa vez não teve chuva de gols, mas o magro 1 a 0 sobre a Portuguesa em São Januário foi suficiente para o Vasco se isolar na liderança do Cariocão. Coube a Nenê, que completou 150 jogos pelo clube, garantir a quarta vitória do Cruz-Maltino em cinco rodadas da Taça Guanabara.

Com o triunfo na noite desta quarta-feira (9), os comandados de Zé Ricardo foram a 13 pontos contra dez do Botafogo, que faz o clássico contra o Fluminense nesta quinta. A Lusa se manteve em quinto, com sete pontos.

O Vasco foi bem apenas nos dez primeiros minutos. O lance mais perigoso foi construído pelo lado direito em jogada de Bruno Nazário, que cruzou para ótimo cabeceio de Raniel – o goleiro Carlão fez grande defesa. No mais, pouca criatividade ofensiva dos donos da casa, que tiveram dificuldades para infiltrar na área. Raniel teve outra chance, mas pecou no domínio após passe de Nenê. A Lusa, bem posicionada, levou algum susto em dois cruzamentos.

Segundo tempo

A Portuguesa continuou bem posicionada defensivamente, se aproveitando da lentidão cruz-maltina na transição para o setor ofensivo e apostou nos contra-ataques. Mesmo sem jogar bem, o Vasco chegou ao gol. Em ótima jogada de Edimar e Pec pela esquerda, o atacante foi derrubado na área. Nenê, que vinha apagado, bateu com categoria para abrir o placar. A partir daí, a Lusa se lançou à frente e obrigou Thiago Rodrigues a fazer duas ótimas defesas. O Vasco soube sofrer e garantiu sua quarta vitória e a liderança isolada no Carioca.

VASCO 1 X 0 PORTUGUESA


5ª RODADA DO CAMPEONATO CARIOCA
Data: 9/2/2022
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público: –
Renda: R$ –
VASCO: Thiago Rodrigues;  Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Matheus Barbosa, Juninho (Galarza, aos 28′ do 2ºT), Bruno Nazário, Gabriel Pec e Nenê; Raniel. Técnico: Zé Ricardo.
PORTUGUESA: Carlão; Watson, Leandro Amaro, Marcão e Sanchez; Jhonnatan, Sidão e Patrick; Romarinho, Maikinho e Bruno Santos. Técnico: Marcos Paulo.
Gol: Nenê, aos 30′ do 2ºT (1-0);
Árbitro
: Alex Gomes Stefano
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Áquilla Lima da Conceição
Cartões amarelos: Anderson Conceição, Matheus Barbosa (VAS); Sidney, Marcão , Leandro Amaro (POR) (Jogada 10)