Com um time reserva e promovendo a estreia do treinador Paulo Turra, o Santos recebeu o Blooming nesta quinta-feira (29/6). O jogo, na Vila Belmiro, foi pela última rodada do Grupo E da Sul-Americana. Como os times estavam eliminados, foi para cumprir tabela. Mas o resultado decepcionou a diminuta torcida que compareceu ao estádio: 0 a 0. com Lucas Lima perdendo pênalti no último lance.  O curioso foi que o Santos jogou um minuto com…12 jogadores! Isso ocorreu quando Fernández, aos 18 da etapa final (numa mudança tripla) entrou no lugar de Camacho. Mas esqueceram de avisar ao volante que ele sairia. E por um minuto, até alguém falar para Camacho que ele era o substituído, Peixe jogou com um a mais. Camacho saiu de fininho, os bolivianos reclamaram e o juiz pediu desculpa.

Mas neste jogo fraco, outra curiosidade: o placar anunciou inicialmente que o público era de 11.505 pessoas. Arrancou risos. Mas logo depois fez a correção: 2.891. O resultado em nada aleterou a colocação dos times. O Santos terminou em terceiro, com seis pontos  e soma seu 11º jogo sem vencer. O o Blooming fez o seu primeiro ponto.  Assim, p primeiro lugar ficou com o Newell’s Old Boys/ARG, garantido nas oitavas. O segundo lugar foi do Audax Italiano, mas que terá de jogar repescagem contra um dos terceiros colocados dos grupos da  Libertadores para seguir vivo.

Boas chances de gol para Santos e Blooming no 1º tempo

O treinador Paulo Turra optou em deixar os titulares descansando para o duelo do fim de semana contra o Cuiabá, pelo Brasileirão. E os meninos começaram animados, buscando muito o ataque e dominando os primeiros minutos. Mas havia um problema: o atacante Deid Washington não estava feliz. Afinal, teve três chances claras de gol, duas delas na cara do goleiro Uruzeña. E perdeu. Apenas depois dos 25 minutos o Blooming começou a aparecer com efetividade com perigo, em contra-ataques, buscando Gastón Rodríguez. Nas duas vezes Vladmir salvou.

Peixe com 12! E pênalti perdido.

Como o jogo foi modorrento nos primeiros minutos da etapa final, vaias eram ouvidas das arquibancadas, Paulo Turra tratou de começar a colocar alguns titulares. Contudo, o time caiu de produção e quase levou o gol. Na primeira, Vladimir salvou. Na outra, Gastón Rodríguez mandou na trave. Já o Santos teve duas chances, com Deivid Washington. Duas cabeçadas, dua spara fora sendo uma delas na pequena área e com o goleiro batido. Na reta final, poucas emoções, o Blooming com um expulso (Latorre, após falta em Soteldo).  Mas, nos acréscimos, Deivid  foi derrubado por Cabrera. Após quatro minutos de parada, o VAR chamou o árbitro, que nada tinha marcado.  Pênalti.  Mas Lucas Lima mandou na trave. Que fase!

SANTOS 0X0 BLOOMING-BOL

6ª rodada do Grupo E da Sul-Americana-2023
Data: 29/06/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 2.891
Renda: R$ 121.215,00
SANTOS: Vladimir; Cadu (Ed Carlos, aos 39′ do 2ºT), Luiz Felipe, Alex e Kevyson; Camacho (Rodrigo Fernández, aos 18′ do 2ºT), Sandry e Miguelito (Lucas Lima, aos 18′ do 2ºT); David Ruiz (Soteldo, aos 29′ do 2ºT), Lucas Barbosa (Mendoza, aos 18′ do 2ºT) e Deivid Washington. Técnico: Paulo Turra
BLOOMING-BOL: Braulio Uraezaña; Romero, Cabrera, Latorre e Villamil ( Denilson Durán, no Intervalo);  Figuera, Omar Siles, Gómez e Cuellar (Menacho, aos 27′ do 2ºT); Fernando Arismendi (Lacerda, aos 36′ do 2ºT) e Gastón Rodríguez. Técnico: Carlos Bustos
Árbitro: Augusto Aragón (EQU)
Auxiliares: Ricardo Baren (EQU) e Dennys Guerrero (EQU)
VAR: Roberto Sánchez (EQU)
Cartões amarelos: Cadu Silva, Alex, Soteldo (SAN); Latorre, Villamil, Cabrera, Carlos Bustos (BLO)
Cartão Vermelho: Latorre (BLO, aos 38′ do 2ºT) (Jogada 10)