O sonho do Vasco de ter Diego Costa pode chegar ao fim sem ao menos uma resposta do centroavante. Afinal, a SAF reavalia a necessidade de ter outro reforço para a posição após contratar Sebastian Ferreira e Pablo Vegetti – o argentino, aliás, acertou nas últimas horas da janela de transferências. Dessa forma, o clube pode até retirar a oferta que fez ao veterano, que está sem clube após não renovar com o Wolverhampton-ING. Por sinal, após uma semana do contato, ainda não houve resposta ou contraproposta.
Havia a expectativa de que o diretor esportivo, Paulo Bracks, viajasse a Madrid para sentar pessoalmente com Diego Costa e assim conseguir acertar os detalhes. No entanto, a correria das últimas 48 horas da janela segurou o cartola no Rio de Janeiro, e o encontro pode nem ocorrer. Caso o centroavante viesse, no total, o Vasco gastaria cerca de R$ 2 milhões mensais com a mesma posição, somando os três salários.
Assim, a negociação esfriou e as partes não se falaram nos últimos dias. Como é possível inscrever reforços até 24 de agosto, uma nova rodada de conversas não está descartada. Tudo vai depender, na verdade, do desempenho em treinos e jogos de Ferreira e Vegetti, que chegam sob certa desconfiança. É bom lembrar, por outro lado, que o técnico Ramón Díaz deu ok para ambas as contratações.
Prioridade em outras posições
O paraguaio não marcou gols em 2023, apesar do histórico recente de artilheiro sob o comando do argentino, na época de Libertad-ARG. E o argentino, que desembarcou na manhã desta quinta no Rio de Janeiro, tem clubes pequenos no currículo e só passou a se destacar aos 30 anos, pelo Belgrano. A experiência na Série A do Brasileirão, aliás, é a primeira fora do país de Vegetti.
Fato é que o Vasco prioriza outros setores ainda desequilibrados, de acordo com avaliação de Díaz. A zaga, por exemplo, é um problema. Com cinco gols sofridos nas duas primeiras partidas sob o novo comando, a preocupação aumentou. Robson e Maicon estão, a princípio, fora dos planos. Miranda e Capasso, por sua vez, não foram bem. Após o fracasso na investida para trazer Robert Rojas, do River Plate, a SAF sondou outros argentinos, como Facundo Garcés e Facundo Fagúndez, mas não houve tempo hábil para fechar as contratações.
Na frente, Rossi deve retornar a São Januário e é esperado nesta sexta para assinar vínculo até dezembro. Mas ainda há a lacuna de um meia de criação. O Vasco, então, busca um nome de qualidade que esteja livre no mercado. Entre tantos alvos sob contrato, restou Luciano Vietto, que saiu do Al Hilal, mas deseja jogar no futebol europeu e vem cavando uma oportunidade na Espanha, onde tem residência.