Para a médica pediatra Natasha Slhessarenko, somente alguém com conhecimento profundo em saúde pública e experiência na gestão, como o candidato a prefeito Lúdio Cabral, pode tirar a saúde de Cuiabá da UTI. Médico sanitarista, Lúdio tem 28 anos de atuação na rede de atenção básica, nas comunidades e postos de saúde da capital. Para Natasha este currículo não deixa dúvida sobre a melhor escolha para uma capital onde 80% da população aponta a saúde como o principal problema. “Cuiabá precisa de um prefeito médico, alguém que entenda de saúde pública e que tenha vivenciado os desafios do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele sabe exatamente o que fazer, e é por isso que precisamos elegê-lo prefeito”, afirma.

Filha da ex-senadora Serys Slhessarenko, Natasha destaca em entrevista as propostas de Lúdio para ampliar o atendimento das equipes da família, reduzir o tempo de espera nas filas, construir e reabrir novas policlínicas e fortalecer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ela também chama a atenção para temas como a defesa da vida, o cuidado com as adolescentes e o cenário político da capital.

Médico certo no lugar certo

“Hoje o maior problema da nossa cidade é a Saúde. A saúde está na UTI, infelizmente. E nós como médicos precisamos apoiar um médico na prefeitura, um médico que seja o CEO, um médico gestor, um médico que trabalha, que já sentiu essa dor, um médico prefeito de Cuiabá. Com Lúdio a gente tem esse perfil à nossa disposição: um médico sanitarista, que estudou na UFMT e fez residência em na USP de Ribeirão, que é uma das maiores faculdades do Brasil em Medicina Preventiva e Social, que é funcionário público municipal e que já esteve sentado como médico no posto de saúde, como eu também me sento como médica no posto de saúde do Grande Terceiro.”

Respeito à vida

“Outro projeto maravilhoso que Lúdio tem é para a primeira infância, que é também um projeto meu, como pediatra que sou, de cuidar das nossas crianças, desde o momento que a mulher engravida. Lúdio vai garantir que a mulher chegue ao posto de saúde e tenha acesso aos exames e aos resultados desses exames em tempo hábil. Vai garantir o pediatra na sala de parto, que receberá aquela criança, que acompanhará aquela criança. Isso é fundamental.”

Capacidade de diálogo

“A medicina te coloca na frente de situações muito reais do dia a dia. E nós, como médicos, temos essa missão de servir, de consolar, de acolher os pacientes e de resolver os problemas deles. A gente se sente impotente quando não consegue curar. E nesses casos a gente precisa acolher, a gente precisa consolar, a gente precisa pegar esse paciente, conversar, ser só olho no olho.”

Esquerda x direita

“O eleitor precisa entender que aqui não se discute direita e esquerda. Aqui se discute o município, que é onde o indivíduo trabalha, ganha seu dinheiro, vive com sua família. A gente precisa ponderar entre os dois candidatos quem é aquele que realmente tem propostas concretas. Está se discutindo quem gosta de gente, quem respeita as pessoas. Ficar discutindo direita e esquerda é uma nuvem de fumaça que se faz para obstruir a visão do eleitor.”

Governar para todos

“Eu não tenho dúvida de que o outro candidato que está aí também disputando a prefeitura dissemina o ódio, dissemina o rancor, o contraditório, e fica só de briga, em vez de apresentar propostas reais para nossa cidade. Por outro lado, o Lúdio apresenta propostas muito concretas do que ele quer fazer na saúde. Ele representa uma oportunidade única que os cuiabanos e todos que aqui vivem têm de votar numa pessoa que realmente pode fazer muito pela nossa cidade, e que respeita a gente.

Eu vejo muita diferença entre o discurso de um candidato e do outro. Em um, a gente olha no olho e sente verdade, a gente sente que as palavras saem do coração. O outro tem o discurso do ódio, da desavença. O Lúdio vai governar para todos que aqui estão, para melhorar a qualidade de vida de todos.”

Paz na política

“O cuiabano e quem mora em Cuiabá sempre foi muito acolhedor. Somos uma capital que em 40 anos multiplicou por 7 sua população, então é uma população muito miscigenada. Eu nasci aqui e vivo aqui há 56 anos, mas nós temos aqui pessoas dos mais variados estados e somos todos de paz. Eu não sou PT. Eu sou PSD. Mas eu voto Lúdio porque eu acredito que ninguém melhor para cuidar da nossa Cuiabá.”

Projeto Siminina

“O programa Siminina é maravilhoso. Uma em cada 5 gestações no Brasil são de adolescentes. Segundo a OMS, considera-se adolescente toda gestação até os 20 anos de idade. Então a gente tem uma criança gerando outra criança. É uma criança que deixa de estudar, que deixa de ter oportunidades. O projeto Siminina será mantido por Lúdio e continuará atuando para prevenir essa gravidez, isso é incrível. Eu aprovo, aplaudo, que projetos como esse aconteçam.”

Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), pelo PSD e pela Federação PSOL-REDE. A empresária e jornalista Rafaela Fávaro é candidata a vice-prefeita na chapa.