Já classificada para a Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira vai ao Maracanã nesta quinta-feira, às 20h, para enfrentar o Chile em partida válida pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

A equipe comandada por Tite teve o melhor desempenho da etapa classificatória e garantiu a vaga no Mundial com algumas rodadas de antecedência, liderando a tabela da disputa com a invencibilidade de 12 vitórias e três empates. Portanto, a partida contra os chilenos será apenas para cumprir tabela, mas promete casa cheia. Na tarde desta quarta-feira, cerca de 42 mil ingressos já haviam sido vendidos.

 

Por outro lado, a seleção do Chile vai entrar em campo brigando desesperadamente por uma vaga na repescagem para a Copa do Mundo do Catar. Para isso, precisará vencer o Brasil e passar pelo Uruguai na última rodada das Eliminatórias.

Como chega o Brasil

Antes do duelo, a Seleção estava concentrada na Granja Comary, em Teresópolis, onde Tite preparou o time que vai enfrentar o Chile nesta quinta-feira. Algumas novidades são esperadas para a partida, já que o técnico Tite não poderá contar com os jogadores Raphinha, que testou positivo para Covid-19, e Matheus Cunha, em recuperação de lesão. Ambos vinham sendo titulares, com desempenho regular. Por outro lado, haverá o retorno de Neymar, que ficou fora das últimas três partidas por conta de uma lesão.

Neymar é a principal novidade no time do Brasil após ficar fora dos três últimos jogos – Lucas Figueiredo/CBF

Ao menos sete mudanças são esperadas para a equipe titular em relação ao último jogo. Além do retorno do atacante do PSG, o time terá Arana na lateral-esquerda e Antony no lugar de Raphinha. Sem Ederson, com um quadro de gastroenterite, Éverson, do Atlético, assume o gol. Já Danilo, recuperado de lesão, volta à lateral direita. Casemiro também deve ser titular, assim como Fred, que entrará no lugar de Philippe Coutinho.

Um dos principais objetivos do técnico Tite para a partida é justamente testar essa escalação ofensiva, que terá praticamente quatro atacantes no time titular, sendo Neymar como um provável falso 9.

Como chega o Chile

Neste momento, o Chile está fora até da repescagem para a Copa do Mundo. Nas Eliminatórias, a equipe ocupa a sexta colocação da tabela, com 19 pontos, dois a menos que o Peru, que é a única seleção classificada para tentar a vaga a repescagem. Para pegar essa posição, o Chile terá que vencer o Brasil e torcer para o Peru perder para o Uruguai em confronto que também acontece nesta quinta-feira, às 20h, em Montevidéu.

Na última partida pelas Eliminatórias, o Chile venceu a Bolívia por 3 a 2 – Jorge Bernal/AFP via Getty Images

A equipe comandada pelo técnico Martín Lasarte brigará para voltar a disputar a Copa do Mundo depois de ficar fora do Mundial da Rússia em 2018. Para a partida, o treinador contará com o reforço de Arturo Vidal, que retorna ao time depois de cumprir dois jogos de suspensão. Se conseguir a tão sonhada quinta colocação, a seleção chilena vai disputar a repescagem contra uma equipe do continente asiático.

BRASIL x CHILE
17ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS

Data e horário: 24/03/2022, às 20h30
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana (Alex Telles); Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Vini Jr (Richarlison) e Neymar. Técnico: Tite.
Chile: Cortés; Kuscevic, Medel e Díaz; Isla, Vidal (Pulgar), Núñez, Aranguiz e Suazo; Sanchéz e Vargas (Bereton). Técnico: Martin Lasarte.
Árbitro: Dario Herrera
Assistentes: Gabriel Chade e Facundo Rodrigue
VAR: Mauro Vigliano
Onde assistir: SporTV e Rede Globo.