“Não estamos em lockdown” afirmou a advogada Sâmia Bumlai Gahyva Nadaf. Na ocasião ela aproveitou para explicar a diferença entre lockdown e quarentena obrigatória.
“Não existiu ainda em Mato Grosso um verdadeiro Lockdown, que tira o direito de ir e vir da população, não foi proibida de um modo geral”.
“O que acontece é que tem sido reduzida com o fechamento da maior parte do comércio e com o funcionamento dos serviços essenciais”.
A advogada explica que em caso de lockdown a população só pode sair de casa para comprar medicamentos em farmácias, ir em supermercados e hospitais, nada mais.
A Quarentena obrigatória consiste no fechamento do comércio e das atividades que não são consideradas essenciais. Isto que acontece em Cuiabá e Várzea Grande a partir de hoje.
“Isso precisa ficar muito claro não existe lockdown em Mato Grosso, as pessoas nos últimos dois dias correram aos mercados, que tiveram filas quilométricas”.
A Advogada aproveita para ressaltar que não existe fechamento de supermercados, farmácias neste período e pede prudência e calma da população.