A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lançou a campanha de nome “Não é tão simples quanto parece”, no intuito de chamar a atenção da sociedade que procedimentos médicos, por menos invasivos que sejam, ter que ser realizados por especialistas médicos. Essa campanha foi desenvolvida pelo Decom, com o consultoria do Dr. Ricardo Boggio, Regente do Capítulo de Cosmiatria e o acompanhamento direto do Presidente Niveo Steffen.
Os procedimentos que são alertados nessa campanha são os que estão mais na moda e massificados como Preenchimento Labial, Bichectomia, Rinomodelação, Lipoaspiração, Harmonização Facial, Botox, Procedimentos nos Olhos, lipo da papada.
O procedimento mais anunciado é a Harmonização Facial. Um dos alertas na campanha é que a harmonização é um tratamento e não um procedimento simples, visto que são usados preenchedores faciais, por isso é indispensável conhecer a anatomia facial aplicada, dominar todas as áreas de risco da face (com especial atenção ao complexo sistema vascular), ter uma técnica refinada e assertiva, além de, é claro, estar preparado para lidar com todas possíveis complicações – das mais simples àquelas de maior importância.
A campanha toda é um alerta para muitos casos que vemos na mídia de procedimentos que deram errado e a pessoa teve reação alérgica, infecção, teve que fazer enxerto, sem contar os casos mais graves que sem o devido socorro, pode sim levar o paciente a morte.
E como a própria campanha diz “Converse com um cirurgião plástico membro da SBCP e faça as escolhas certas!”
Afinal não vale a pena arriscar sua vida com não-médicos.
*BENEDITO FIGUEIREDO JÚNIOR é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266.
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