Em uma partida de altos e baixos, o Santos venceu a Universidad Católica, do Equador, por 3 a 2 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro e conquistou a primeira vitória no Grupo C da Sul-Americana. O Peixe abriu o placar com Jhojan Julio, que anotou o primeiro gol com a camisa santista, enquanto Léo Baptistão, de pênalti, e Bryan Angulo, nos minutos finais, garantiram o triunfo santista. Pelo lado dos equatorianos, Cristian Martínez e Kevin Minda, ambos no primeiro tempo, anotaram os gols.

Apesar do triunfo importante na Vila Belmiro, o Santos teve uma atuação muito ruim, principalmente na primeira etapa, e só conseguiu evoluir depois de algumas alterações na segunda etapa. Com os três pontos somados, o Peixe ocupa a vice-liderança do Grupo C, liderado pelo Banfield, da Argentina, que ainda vai visitar o Uniíon La Calera, do Chile, às 19h15, nesta quinta-feira.

O jogo

Primeiro tempo decepcionante do Peixe. O Santos começou bem a partida, pressionou os adversários no campo ofensivo e abriu o placar logo aos 15 minutos com Jhojan Julio. Entretanto, os donos da casa caíram drasticamente de rendimento e a Universidad Católica cresceu na partida. Com muitos passes errados, os equatorianos chegaram ao empate com Cristian Martínez aos 26 minutos, enquanto Kevin Minda, aos 42, levou ua vantagem de 2 a 1 para o vestiário.

O Peixe voltou do intervalo com uma postura diferente mas continuou pecando nos erros de passe. Logo aos seis minutos, a Universidad Católica acertou uma finalização na trave e assustou ainda mais os donos da casa. Depois de algumas alterações na equipe, o Santos cresceu na partida, chegou a ter um gol anulado e depois de sofrer um pênalti, Léo Baptistão converteu a cobrança e recolocou o Peixe na partida. O Santos foi para o tudo ou nada e anotou o terceiro gol aos 39 minutos, com Bryan Angulo.

SANTOS 3 X 2 UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU
2ª rodada do Grupo C da Sul-Americana

Data e horário: 13/4/2022, às 19h15
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Santos: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; William Maranhão (Zanocelo, no intervalo), Rodrigo Fernández (Gabriel Pirani, aos 35′ do 2t) e Ricardo Goulart (Léo Baptistão, aos 15′ do 2t); Jhojan Julio (Lucas Barbosa, aos 35′ do 2t), Bryan Angulo e Lucas Braga (Ângelo, aos 7′ do 2t). Técnico: Fabián Bustos.
Universidad Católica-EQU: Cuero; Anangonó, Bryan Caicedo, Yuber Mosquera e Cortez (Rivas, aos 41′ do 2t); Kevin Minda, Facundo Martínez e Zamora (Cevallos, aos 25′ do 2t); Alzugaray, Ismael Díaz e Cristian Martínez (Ordóñez, aos 23′ do 2t). Técnico: Miguel Rondelli.
Gols: Jhojan Julio, aos 15′ do 1t (1-0); Cristian Martínez, aos 26′ do 1t (1-1); Kevin Minda, aos 42′ do 1t (1-2); Léo Baptistão, aos 32′ do 2t (2-2); Bryan Angulo, aos 39′ do 2t (3-2).
Árbitro: José Argote (VEN)
Auxiliares: Alberto Ponte e Lubin Torrealba (VEN)
Cartões amarelos: Willian Maranhão (SAN); Cevallos, Yuber Mosquera, Facundo Martínez (UNQ) (Jogada 10)