O Botafogo voltou a vencer o Universidad César Vallejo, desta vez no Peru. Mas não faltou emoção no segundo tmepo. Com o 3 a 2 na cidade de Trujillo, o time brasileiro assumiu a liderança do Grupo A, ultrapassando a LDU, que cai para segundo. Isso porque os equatorianos, no outro jogo da chave, deixaram pontos pelo caminho ao empatarem com o Magallanes, fora de casa. Victor Sá, Adryelson e Sauer abriram vantagem para o Glorioso no primeiro tempo, com Mena e Noronha descontando na etapa final da partida disputada no Estádio Mansiche.

Desse modo, o Glorioso chega aos mesmos oito pontos da equipe de Quito, mas leva vantagem no saldo de gols. Os peruanos, por outro lado, seguem na lanterna, com apenas um ponto. Apenas o vencedor de cada grupo avança direto para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O segundo colocado disputa repescagem contra um dos times que ficarem em terceiro lugar nas chaves da Libertadores.

Primeiro tempo

O César Vallejo tentou assustar no começo em cabeceio perigoso de Quiñones. Mas não demorou para o Botafogo aproveitar a vulnerabilidade dos anfitriões. Marlon Freitas fez lançamento da defesa para o ataque, e Victor Sá abriu o placar. Com o domínio das ações, o Glorioso mostrou eficiência para ampliar. Aos 30, Marçal cobrou falta na pequena área, e Adryelson ganhou no alto para cabecear no canto do goleiro Grados. Seis minutos depois, Victor Sá fez ótima tabela com Eduardo, que devolveu de calcanhar, e cruzou para Gustavo Sauer finalizar da entrada da área.

Os donos da casa voltaram com nova postura do intervalo. Com boas jogadas pelos flancos, os peruanos incomodaram a defesa alvinegra. Aos 12, a zaga quase mandou para o próprio gol após cruzamento de Quiñones. Cinco minutos depois, o goleiro Lucas Perri se esticou para afastar bola próxima ao travessão, salvando o Glorioso. Contudo, o time brasileiro esteve irreconhecível. Loco Abreu, ídolo alvinegro e técnico do time peruano, colocou três atacantes. Assim, o Vallejo foi para cima e descontou com Mena e Noronha. O bombardeio continuou, com os donos da casa acertando a trave aos 51 minutos. Mas o 3 a 2 se manteve até o apito final.

Fogão agora é líder do grupo na Sul-Americana e líder do Brasileirão. Está impossível o Glorioso.

CÉSAR VALLEJO-PER 2X3 BOTAFOGO

Sul-Americana-2023 – 4ª rodada do Grupo A
Data: 25/5/2023
Local: Estádio Mansiche, Trujillo (PER)
CÉSAR VALLEJO: Grados; Quiñones, Ascues, Garcés e Santiago Torres (Fuentes, 49′/2ºT); Ángel Rodríguez (Noronha, 29′/2ºT), Quinteros, Ysique, Vélez (Olaya, 39′/2ºT) e Alejandro Ramírez; Mena. Técnico: Loco Abreu.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio, intervalo), Victor Cuesta (Luis Segovia, intervalo) e Marçal; Tchê Tchê (Raí, intervalo), Marlon Freitas e Eduardo (JP Galvão, 17′/2ºT); Gustavo Sauer (Júnior Santos, 30′/2ºT), Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
Gols: Victor Sá, 20′/1ºT (0-1); Adryelson, 30′/1ºT (0-2); Sauer, 36′/1ºT (0-3); Mena, 20′/2ºT (1-3); Noronha, 32′/2ºT (2-3).
Arbitragem: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigiliano (ARG)
Cartões amarelos: Mena (UCV); Victor Sá e Marçal (BOT) (Jogada 10)