A última seleção classificada para a Copa do Mundo de 2022 será conhecida nesta terça-feira. Costa Rica e Nova Zelândia se enfrentam no estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, pela vaga da repescagem intercontinental para o Grupo E.
Esse confronto em jogo único é entre o representante da Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e o da Confederação da Oceania (OFC). Quem passar vai entrar no Grupo E, que tem Espanha, Alemanha e Japão.
A Nova Zelândia tenta chegar pela terceira vez à fase final da Copa do Mundo. As outras participações foram em 1982, na Espanha, e em 2010, na África do Sul. A Costa Rica vai em busca da sexta presença, podendo ser a terceira seguida (1990, 2002, 2006, 2014 e 2018).
A equipe neozelandesa se classificou para a repescagem depois de ser a campeã das eliminatórias da Oceania, com 100% de aproveitamento. A competição só foi realizada em 2022 por causa da pandemia de Covid-19.
Já o time da Costa Rica ficou em quarto lugar nas eliminatórias das Américas do Norte, Central e Caribe, atrás de Canadá, México e Estados Unidos — empatou com os EUA em número de pontos, vitórias, empates e derrotas, mas ficou atrás por causa do saldo de gols.
Costa Rica garantiu vaga na repescagem intercontinental ao vencer os Estados Unidos nas eliminatórias — Foto: Getty Images
Como chega a Costa Rica
A equipe atravessa bom momento. Em 2022, venceu seis dos oito jogos que disputou (empatou com o México e perdeu para o Panamá). Mas a seleção não vai poder contar nesta terça-feira com Gamboa, Alonso Martínez, Matarrita e José Guillermo Ortiz, todos machucados.
— Pelo que vimos e sabemos, a Nova Zelândia é uma equipe que se conhece há tempos, tem jogadores fortes na frente, que jogam muito pelas beiradas do campo e cruzam na área. Já vimos bastante coisa sobre eles. Não elaboram muito na saída de bola e vão apostar num jogo mais físico — comentou o defensor Duarte.
Como chega a Nova Zelândia
A Nova Zelândia empatou com Omã e perdeu para o Peru nos dois últimos amistosos realizados, na data Fifa de junho. Antes disso em 2022, foram cinco vitórias nas eliminatórias da Oceania e uma derrota em amistoso contra a Jordânia. Os desfalques por lesão são Singh e Thomas.
— Serviu o seu propósito (o amistoso contra Omã). Foi uma oportunidade para dar minutos aos jogadores, e foi exatamente isso o que aconteceu. Nós saímos dessa partida sem novos machucados, o que é o mais importante — comentou o técnico Danny Hay.
Além de Costa Rica ou Nova Zelândia, outra seleção que garantiu vaga na Copa do Mundo via repescagem intercontinental foi a Austrália, ao vencer o Peru nos pênaltis na segunda-feira. Os peruanos entram no Grupo D, que inclui França, Dinamarca e Tunísia.
A Nova Zelândia garantiu vaga na repescagem após golear as Ilhas Salomão por 5 a 0 nas eliminatórias da Oceania — Foto: Getty Images
Prováveis escalações
- Costa Rica: Keylor Navas; Carlos Martínez, Duarte, Calvo e Oviedo; Borges e Tejeda; Torres, Ruiz e Fuller; Joel Campbell.
- Nova Zelândia: Sail; Tuiloma, Reid e Smith; Bell, Barbarouses, Cacace, Payne e Garbett; Greive e Chris Wood. (GE)