Mensurar o peso da eliminação do Sport, na primeira fase do Pernambucano, no último domingo, não é tão simples. Principalmente, em meio a uma competição que passou por diferentes formatos e concorrentes ao longo do tempo. Mas, após 105 anos de Estadual, a disputa do quadrangular do rebaixamento, em 2020, marcará a pior colocação do Rubro-negro no campeonato. Torneio em que é o maior vitorioso, com 42 títulos.

Isso porque, ainda que a disputa não esteja finalizada, a derrota para o Santa Cruz tirou o Leão das quartas de final e levou a equipe, consequentemente, para a briga contra o rebaixamento. Neste cenário, em que enfrentará Petrolina, Decisão e Vitória-PE pela sobrevida na Série A1, o Sport poderá terminar esta edição em até, no máximo, 7º colocado. Posição em que o clube nunca esteve (veja lista abaixo).

Pernambucano 2020

O Rubro-negro fez sua estreia no Pernambucano em 1916, em que terminou como campeão, e desde então acumula 103 participações na competição. A equipe só não disputou o Estadual em duas ocasiões: a primeira edição, em 1915, e também em 1978, por divergências com a Federação.

Jonatan Gomez lamenta chance perdida pelo Sport contra o Santa Cruz — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Jonatan Gomez lamenta chance perdida pelo Sport contra o Santa Cruz — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Quando o Sport ficou fora do G3

Durante o período em que esteve em campo, o Sport ficou fora dos três primeiros postos na classificação por 10 ocasiões. Mas este era um desfecho que, até então, havia ficado para trás no histórico do clube.

Não à toa, a última vez aconteceu há 68 anos, quando o Leão terminou em quarto lugar, em 1952. Numa disputa que contou com sete equipes, o Rubro-negro ficou atrás de Náutico, Santa Cruz e América-PE.

Para se ter uma ideia, foi o ano em que Agamenon Magalhães, que dá nome a uma das principais avenidas do Recife, deixou o cargo de Governador de Pernambuco ao falecer, em agosto.

Publicação após morte de Agamenon Magalhães, em 1952 — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco

Publicação após morte de Agamenon Magalhães, em 1952 — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco

Ao longo da história, o Sport ainda ficou na quarta colocação em mais quatro ocasiões: 1926, 1935, 1939 e 1946.

Um detalhe é que, nessas duas últimas edições (1939 e 1946), tinham apenas seis e cinco concorrentes, respectivamente – então, não havia possibilidade de resultado semelhante ao atual.

Além disso, em 1946, a equipe classificou-se em terceiro para a fase final, mas abandonou a disputa e as demais partidas foram canceladas. O time fez apenas três jogos, enquanto o normal eram sete.

Sport deixou o Pernambucano de 1946 antes do término — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco

Sport deixou o Pernambucano de 1946 antes do término — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco


Piores posições antes da atual temporada

Até 2020, a pior colocação do Sport no Pernambucano havia acontecido em 1931 e 1932. Em ambas as temporadas, o clube terminou em sexto lugar numa disputa que contava com 11 concorrentes.

Faz muito tempo. Por exemplo, esse período foi pouco depois da queda da bolsa de valores em Nova Iorque e da Revolução de 1930. Em 1932, quando o Leão terminou em sexto colocado pela segunda vez, o país instituiu a legislação eleitoral em que as mulheres, enfim, conquistaram o direito ao voto. Ali, ele também passou a ser secreto.

O Sport ainda teve mais três temporadas em que ficou fora dos três primeiros lugares. Elas aconteceram em 1929, 1930 e 1936. Em todas, a equipe terminou em quinto colocado. Nas duas primeiras, brigou em meio a oito concorrentes, e a última teve nove ao todo. Mas duas dessas edições tem detalhes que chamam a atenção.

Em 1930, a competição começou em abril, mas foi finalizada em setembro antes de ter todas as partidas disputadas. Naquele período, eclodiu a Revolução de 30 no país. Não à toa que, menos de um mês depois do último confronto, uma derrota do Sport por 2 a 1 para o Torre, o Governo de Pernambuco foi derrubado, em um combate que resultou em cerca de 150 mortos. Leão terminou com oito pontos, empatado com Náutico (4º) e Íris (6º), e seis atrás do líder, Torre, com 14.

Confronto entre Sport e Torre pelo Pernambucano de 1930 — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco

Confronto entre Sport e Torre pelo Pernambucano de 1930 — Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco

Seis anos depois, o Estadual foi novamente dado por encerrado antes do término da disputa. Mas por motivo diferente. O ano de 1936, quando terminou em quinto colocado, é considerado como o último ano em que o futebol foi tratado como amador em Pernambuco.

Naquela temporada, em meio à polêmica sobre a profissionalização do futebol, o Tramways disparou na tabela, invicto, com 11 vitórias e dois empates. Então, antes mesmo de ter uma final, os clubes entraram em acordo com a Federação e encerraram o Estadual em outubro.

A classificação é considerada oficial, mesmo com a diferença no número de jogos entre os times. Uma vez que as 16 partidas seguintes não foram realizadas. Naquele ano, o Sport foi a equipe que teve o menor número de jogos, com 11. Enquanto times, como o Íris, tinha 14, e Tramways, América-PE e Torre tinham 13.

Cenário atual

Agora, após seus 115 anos de história, em uma edição que contou com 10 participantes, o Sport disputará o quadrangular contra a queda, podendo terminar o Pernambucano de 2020 de 7º a 10º colocado. A equipe precisa se livrar das duas últimas colocações para evitar a disputa da Série A2.

Um detalhe chama a atenção: o Rubro-negro não venceu nenhum dos seus concorrentes contra a queda na primeira fase da disputa.

As piores participações do Sport no Estadual

  • 1932 – 6º lugar

Ficou atrás de Santa Cruz, Íris, Flamengo, América-PE e Náutico. Tinham 11 equipes na disputa.

  • 1931 – 6º lugar

Ficou atrás de Santa Cruz, Náutico, Flamengo, Torre e América-PE. Tinham 11 equipes na disputa.

  • 1929 – 5º lugar

Ficou atrás de Torre, Santa Cruz, Náutico e América-PE. Tinham oito equipes na disputa.

  • 1930 – 5º lugar

Ficou atrás de Torre, América, Encruzilhada e Náutico. Foi disputado por oito equipes, mas não teve todas as partidas disputadas devido à Revolução de 30.

  • 1936 – 5º lugar

Ficou atrás de Tramways, Santa Cruz, Náutico e América-PE. Essa classificação é considerada oficial, mesmo com diferenças no número de jogos entre os times, uma vez que foi encerrada faltando 16 partidas. Tinham nove equipes na disputa.

  • 1952 – 4º lugar

Ficou atrás de Náutico, Santa Cruz e América-PE. Tinham sete equipes na disputa.

  • 1946 – 4º lugar

Ficou atrás de Santa Cruz, Náutico e América-PE. O Sport abandonou a competição e suas partidas restantes foram canceladas. Fez três partidas. O normal eram sete. Tinham seis equipes na disputa.

  • 1939 – 4º lugar

Ficou atrás de Náutico, Santa Cruz e Tramways. Tinham cinco equipes na disputa.

  • 1935 – 4º lugar

Ficou atrás de Santa Cruz, Tramways e Náutico. Tinham oito equipes na disputa.

  • 1926 – 4º lugar

Ficou atrás de Torre, Náutico e Santa Cruz. Tinham oito equipes na disputa.

(Globo Esporte)