Afiado na bola aérea, o Flamengo goleou o Juventude por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na noite em que o Mane Garrincha recebeu o segundo maior público desta edição do Brasileirão: mais de 65 mil pessoas assistiram à partida em Brasília. O jogo marcou a estreia de Everton Cebolinha pelo Fla. Ele entrou no segundo tempo e deu uma assistência para Lázaro. Os outros gols foram marcados por Pedro (duas vezes) e Everton Ribeiro.

Artilharia aérea

O Flamengo praticamente matou o jogo com 17 minutos – foi nesse momento que Everton Ribeiro fez o terceiro gol contra o Juventude. Foram três gols muito parecidos: cruzamentos pela direita e cabeçadas na segunda trave – os dois primeiros foram marcados pelo atacante Pedro. Já no segundo tempo, para fechar com chave de ouro, Lázaro também guardou de cabeça após cruzamento do estreante Everton Cebolinha.

Estreia com assistência

A vitória sobre o Juventude marcou a estreia de Everton Cebolinha pelo Flamengo. O atacante entrou no intervalo e fez sua primeira partida pela nova equipe. Aberto pela esquerda, protagonizou bons lances, finalizou a gol e foi o autor do cruzamento que terminou no gol de cabeça de Lázaro. “Estou muito feliz”, afirmou ele após o jogo.

Como foi a partida? 

O Flamengo começou avassalador e logo definiu o jogo. Aos 5, Arrascaeta cruzou, Pedro cabeceou e abriu o placar. Sete minutos depois, o camisa 21 fez novamente de cabeça, mas agora com cruzamento de Everton Ribeiro. O meia, em noite inspirada, deixou o dele, também de cabeça, após Gabigol cruzar e e encontrá-lo sozinho, perto da marca do pênalti, como se fosse um centroavante. 3 a 0 e jogo definido.

O Juventude sentiu os gols e fez duas alterações, mas nada mudou. Quando a situação já estava maravilhosa para o Flamengo, Jadson foi expulso, aos 37, por perder a cabeça em discussão com Gabigol e empurrá-lo. Ainda antes do intervalo, o Rubro-Negro chegou duas vezes, ambas com David Luiz, uma de cabeça e outra em cobrança de falta.

Cebolinha estreia com assistência

Na segunda etapa, foi a vez do Flamengo voltar diferente, agora com Vitinho no lugar de João Gomes e, a mais esperada entrada: Cebolinha na vaga de Pedro. Logo aos 3, o novo atacante do Fla fez boa jogada individual, pela lateral, mas a zaga afastou.

O Rubro-Negro manteve o ímpeto da primeira etapa, mas sem a mesma qualidade na finalização: Gabigol, Rodinei, Arrascaeta, Vitinho e novamente Cebolinha perderam boas oportunidades. Ainda assim, saiu o quarto gol: aos 40, Cebolinha cruzou, e Lázaro marcou.

Próximos compromissos 

O Flamengo encerra o primeiro turno contra o Avaí, no próximo domingo (24), às 11h, na Ressacada, em Florianópolis. Esta partida também terá presença maciça dos rubro-negros, que compraram todos os ingressos para a torcida visitante. Já o Juventude joga no mesmo dia, mas às 16h, e em casa, contra o Ceará.

FLAMENGO 4 × 0 JUVENTUDE – 18ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 20 /7/2022
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Público: 65.392 presentes/ R$ 3.642.229,50
FLAMENGO: Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; João Gomes (Vitinho – Intervalo), Thiago Maia, Everton Ribeiro (Matheus França, aos 31′ 2ºT)  e Arrascaeta (Victor Hugo, aos 31′ 2ºT); Gabigol (Lázaro, aos aos 31′ 2ºT)  e Pedro (Everton Cebolinha – Intervalo) . Técnico: Dorival Júnior.
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Thalisson Khelven, Rafael Forster e Moraes; Yuri Lima (Jean, aos aos 32′ 2ºT) , Jadson, Paulo Henrique (Guilherme Parede, aos 32′ 2ºT) e Marlon (Elton, aos 23′ 1ºT) ; Ricardo Bueno (Pitta – Intervalo) e Capixaba (Edinho, aos 23′ 1ºT) . Técnico: Umberto Louzer.
Gols: Pedro, aos 3′ do 1ºT (1-0) e aos 12′ do 1ºT (2-0), Everton Ribeiro, aos 17′ do 1ºT  (3-0) e Lázaro, aos 40′ do 2ºT  (4-0)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes:  Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR:  Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Cartões amarelos: Gabigol e Léo Pereira (FLA); Ricardo Bueno e Pitta (JUV) (Jogada 10/GE)