O primeiro jogo do Brasileirão 2020 ocorreu em Fortaleza, mas quem teve motivos de sobra para comemorar foi o Athletico-PR. Em partida na noite deste sábado (8) na Arena Castelão, o Furacão neutralizou o Tricolor e venceu a partida por 2 a 0. Vitinho e Léo Cittadini marcaram os gols do jogo, ambos no primeiro tempo. Irreconhecível, o Leão de Rogério Ceni mostrou atuação muito abaixo da média e ainda perdeu Quintero, expulso no segundo tempo.

PRIMEIRO TEMPO

A falta de torcida parece ter atingido o Fortaleza. Mesmo com o Tricolor tentando investir nas tradicionais jogadas começando no goleiro e também pelas pontas, o Athletico-PR conseguiu cadenciar a partida com toques de bola. Em boa jogada pela direita, Jonathan cruzou nos pés de Vitinho, que marcou o primeiro gol da Série A de 2020 aos 21 minutos. Em desvantagem no placar, o Leão tentou o empate com Wellington Paulista, mas esbarrou em Jandrei. Já nos acréscimos, em falha conjunta da defesa tricolor e do volante Juninho, Nikão cruzou nos pés de Léo Cittadini, que ampliou o marcador.

SEGUNDO TEMPO

Precisando do resultado, o Fortaleza foi para cima do adversário, mas ainda sem mira. Sem a inspiração habitual, nem a entrada do “moleque liso” Yuri César resolveu o problema no setor ofensivo, que sofreu para levar perigo real ao gol de Jandrei. Com atuação abaixo da média da zaga, o Leão perdeu ainda o capitão: Juan Quintero foi expulso após derrubar Nikão sem bola. Com um a mais e melhor distribuição em campo e volume de jogo, o Athletico-PR administrou o resultado, e chegou a assustar Felipe Alves com chutes em bola parada e contra-ataques.

BONS GARÇONS

Se Vitinho e Léo Cittadini brilharam marcando os primeiros gols da Série A de 2020, ambos devem isso aos companheiros de elenco Jonathan e Nikão. Com passes açucarados, o lateral-direito e o atacante do Athletico-PR deixaram os jogadores na cara do gol para marcar.

ZAGA ABAIXO

Um dos pontos baixos da atuação do Fortaleza ficou na conta da defesa. Com falhas nos dois gols, os zagueiros Paulão e Quintero fizeram muitas faltas e levaram duras broncas do árbitro. Enquanto o camisa 25 foi amarelado, o colombiano e o capitão do Tricolor ainda foi expulso no segundo tempo após falta desproporcional em Nikão.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Furacão e Tricolor voltam a campo no meio da semana pela segunda rodada do Brasileirão. O Athletico-PR joga na Arena da Baixada contra o Goiás na quarta-feira (12), às 19h15. O Fortaleza enfrenta o São Paulo na quinta-feira (13), no Morumbi, também às 19h15.

SITUAÇÃO NA TABELA

Com o resultado, o Athletico-PR assume a liderança da competição, com três pontos. O Tricolor fica na lanterna, ainda sem pontuar. (Globo Esporte)