A comunidade Pacoval, em Santa Rita do Trivelato, recebeu no último sábado, 12 de março, a edição do Mutirão Rural 2022. A ação foi realizada na escola municipal da comunidade, Nova Brusque, que recebeu centenas de pessoas da localidade. A edição no município é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais, Senar/MT, Sindicato Rural de Nova Mutum e Sicredi Agência Trivelato; e Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SETASC).

O objetivo do mutirão é oferecer serviços de cidadania para as pessoas da zona rural, que por um motivo ou outro, muitas vezes não conseguem ir até a cidade em busca de diversos serviços.

No mutirão na comunidade Pacoval foram ofertadas atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, corte de cabelo, atendimento jurídico, educação financeira, educação no trânsito, emissão e plastificação de documentos, entre outros serviços.

As servidores Roselei Hendges da Cruz e Jânia Rodrigues, da  SETASC, prestaram serviços diversificados, no Mutirão Rural 2022. Promovido pelo Senar, com participação da Setasc, Roselei Hendges e Jânia levaram até à comunidade Pacoval a plastificação de documetnos;  emissão de segunda via de certidão de nascimento e de casamento; plastificação de documentos, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), inscriçaõ em curso de qualificação e fotografia para documentos.

O prefeito Egon Hoepers agradeceu a ação. ‘‘Muito grato em receber o Mutirão Rural na comunidade Pacoval. É um dia em que os moradores desta região estão tendo a oportunidade de tirar documentos, receber atendimento médico, dentre outros serviços oferecidos. Parabéns ao Senar, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e suas Secretarias e outros órgãos envolvidos nessa ação’’.

Rodolfo Giequelin esteve representando o Sindicato Rural de Nova Mutum e ressaltou a importância do mutirão. ‘‘Essa ação é uma forma de retribuir as nossas comunidades rurais os bons números do agro, por meio da união entre produtores e instituições envolvidas. É gratificante ofertar esses serviços de forma gratuita e atender o máximo de pessoas’’.

‘‘Só tenho a agradecer a recepção do executivo municipal aqui na comunidade Pacoval. A gente ficou muito contente em realizar esse trabalho na comunidade. A missão d Senar é isso, atender as pessoas que não estão nos grandes centros, e a gente sabe a dificuldade de receber atendimento em serviços que a gente está oferecendo hoje para essas pessoas’’, disse a representante do Senar, Lariza Luana da Silva.

Para a moradora da comunidade Pacoval, Angélica Ribeiro, os atendimentos vieram em uma boa hora. ‘‘Nossa, esse mutirão foi maravilho, está sendo muito bom para nós. Eu já fiz exame de vista, identidade e até cortei o cabelo. São coisas que iriam ser difícil de fazer, já que teria que me deslocar até a cidade e já fiz tudo hoje’’, finaliza.

O Mutirão Rural é realizado pelo Senar/MT e tem como parceiros os Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, Sicredi, Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Justiça Comunitária.