Deputada Gisela Simona
Mais de 130 lideranças femininas de Mato Grosso marcaram presença na 3ª edição do Workshop Defesa Lilás, realizado neste último sábado, 17 de maio, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá. Nesta nova edição do encontro – coordenado pelo União Brasil Mulher – a ideia foi oferecer um espaço de formação, escuta e troca de experiências, sobre os desafios enfrentados por mulheres que estão hoje na ambiência política. Não só para aquelas que asseguraram mandatos nas últimas eleições de outubro de 2024 – prefeitas, vices e vereadoras – mas, igualmente, para todas as lideranças femininas que tiveram a coragem de peitar um sistema eleitoral comandado quase que exclusivamente por homens.
Assim, este ano, em especial, o workshop quis celebrar o protagonismo feminino nos espaços de decisão. Homenagear mulheres que com resiliência e determinação venceram os medos e as inúmeras barreiras eleitorais. Pois sabemos que a política como ainda a temos hoje é uma espaço cheio de armadilhas, assim, um desafio repleto de entraves que vão muito além da disputa nas urnas.
Desta forma, para muitas de nós, conquistar um mandato significou atravessar um verdadeiro campo de resistência, marcado por preconceitos, violências simbólicas, institucionais e, muitas vezes, pessoais. Desvelando em cada eleição que a presença feminina, em espaços de poder, incomoda, porque exige mudança de cultura, redistribuição de fala e desconstrução de velhas estruturas.
É por isso que, como deputada federal, tenho buscado não apenas representar mas também apoiar, acolher e fortalecer outras mulheres que com bravura, ousaram enfrentar as urnas e vencer, mesmo diante de um sistema estruturalmente machista.
Prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e tantas outras lideranças femininas de Mato Grosso têm sido protagonistas de uma transformação silenciosa, porém potente. São mulheres que decidiram ocupar a política com competência, sensibilidade e coragem. E que mesmo após eleitas, enfrentam diariamente o desafio de manter sua voz e sua integridade diante das estruturas de poder.
Para honrar essas trajetórias e fortalecer essa caminhada coletiva, o Workshop Defesa Lilás foi bem para além das capacitações. Assim, muito mais do que um espaço técnico, foi um território de pertencimento e troca. Um ambiente onde reconhecemos nossas dores, reafirmamos nossas potências e traçamos estratégias de permanência e expansão.
Assim, acredito piamente que essas qualificações são como lapidações delicadas e necessárias, na jornada de transformar talentos em lideranças, pedras preciosas em verdadeiras joias políticas. Mulheres com brilho próprio, mas que, em rede, constroem pontes de conversação, empatia e mobilização entre seus mandatos e suas comunidades.
Cada vitória feminina nestas últimas eleições foi uma conquista sobre a solidão institucional, desta forma, indubitavelmente, uma conquista coletiva que precisa ser celebrada.
Diante desta realidade gostaria, orgulhosamente, de reiterar à todas – com mandatos e aquelas que bravamente se tornaram porta-vozes de suas comunidades -, que a trajetória de cada uma mostra o quanto é valiosa e necessária a presença feminina nos espaços de decisão e, sobretudo, que sua permanência é uma estratégia no fortalecimento da democracia.
Quero deixar aqui meu compromisso – bem distante do discurso meramente político – de seguirmos juntas, firmes. Porque resistir, quando se é mulher na política, é também reinventar caminhos. E é na coletividade que esses caminhos se tornam mais seguros, mais plurais e mais possíveis.
Gisela Simona é deputada, líder da bancada feminina do União Brasil, na Câmara Federal, e presidente do diretório da legenda em Cuiabá
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News