Giuliana Sinclair, uma funcionária do Museu de História Nacional do Reino Unido, notou um inseto diferente em cima da sua bolsa enquanto ia para o trabalho. Ela rapidamente tirou uma foto do bicho e postou na internet. Depois de alguns dias, Sinclair descobriu que o seu registro era uma evidência de que uma espécie invasora, não vista há quase duas décadas, ainda existia.
“Eu estava no ônibus, indo do trabalho para casa, sentei e coloquei minha mochila no colo”, disse Sinclair, em comunicado. “Daí, encontrei essa pequena criatura, que estava apenas rastejando na minha mochila. Era muito pequena e meio rendada.”
Sinclair postou a foto em um aplicativo de ciência comunitária chamado iNaturalist, e continuou seu trajeto. Depois disso, uma pessoa do aplicativo, mandou mensagem para a agente, questionando e pedindo informações sobre onde e quando o inseto foi avistado.
Especialistas acreditavam que a imagem era da espécie conhecida como percevejo-renda (Corythucha ciliata). Então, foi iniciada uma campanha de monitoramento nacional para procurar o inseto, a partir do registro de uma única foto borrada.
“O Woodland Trust então se envolveu e enviou seus voluntários para vigilância de árvores, e a Comissão Florestal agora está realizando pesquisas em todo o Reino Unido”, afirma Sinclair. “É aquela imagem borrada que você nunca imaginaria que seria importante”.
Na busca pelo inseto, voluntários fizeram vistorias nas árvores que ficam próximas ao Museu de História Natural, mas nada foi encontrado. Porém, encontraram uma população das espécies de percevejo-de-renda em um parque próximo. Os especialistas não sabem como um deles acabou parando na bolsa de Sinclair, mas o fato dos adultos serem bons voadores pode ser uma explicação.
“Após as descobertas recentes de percevejos-de-renda no centro de Londres, estamos realizando uma vigilância mais aprofundada, e pedimos que o público ajude relatando descobertas suspeitas de percevejos-de-renda por meio do nosso portal online, TreeAlert”, disse Andrea Deol, chefe de saúde vegetal da Comissão Florestal britânica.
Percevejo-de-renda
Ao redor do mundo, existem cerca de 2.000 espécies de percevejos de renda, mas somente cerca de 24 estão localizados no Reino Unido. A espécie percevejo-de-renda é nativa dos Estados Unidos. Esse inseto se alimenta de árvores do gênero Platanus, conhecida em território inglês como plátanos-de-Londres.
Em 2006, essa espécie de percevejo chegou no Reino Unido. As árvores plátanos-de-Londres, é uma das mais importantes da cidade, e os percevejos de renda as tornam mais suscetíveis a infecções fungicas ao se alimentarem da seiva dessas vegetações e morderem suas folhas — fazendo-as perderem a coloração.
A partir de 1964, esses insetos se espalharam por toda a Europa. Mas desde 2006, os percevejos de renda não eram vistos no Reino Unido. Por isso, a foto de Sinclair gerou muitas especulações e procura.
Com os novos meios de comunicação, foi possível descobrir que o inseto ainda existe no Reino Unido. Os aplicativos online foram essenciais para contribuir com o monitoramento da espécie na região. “Por quantas plantas passamos, por quantos insetos, e não pensamos em nada sobre eles?”, questiona Sinclair. “Você não precisa ser um especialista. Apenas tirando uma foto e enviando-a, temos o poder da ciência comunitária por trás de nós – e veja o que isso cria.”
(Tainá Rodrigues)