Mato Grosso registrou 26 mortes por covid-19 nos últimos três dias. Esse é o maior registro desde agosto de 2021. Os dados são do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde. Neste período o Estado registrou 5.901 casos da doença neste período.
Até o momento Mato Grosso já registrou 600.212 casos e 14.205 mortes por covid-19. O avanço da terceira onda já pressiona o sistema de saúde, que está à beira do colapso, com 85,29% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos adultos com covid-19, há apenas 30 leitos disponíveis em tos Estado. A taxa de ocupação em enfermarias é de 40%.
Além dos pacientes do SUS, o documento ainda aponta que outras 45 pessoas estão internadas na UTI de hospitais particulares.
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus.