O governo de Mato Grosso decidiu, nesta sexta-feira (28), destinar 20% do total de primeiras doses recebidas da vacina contra Covid-19 será redirecionado para os profissionais da Educação.
A decisão foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT).
A definição ocorreu após o anúncio de ampliação do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. O documento também pactua que as doses serão redirecionadas para este grupo prioritário até completar o total de doses necessárias.
A Resolução n° 53 estabelece que caberá à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a articulação e comunicação aos municípios junto às Secretarias Municipais de Educação, quanto à identificação e ao quantitativo de profissionais a serem vacinados por município.
As doses destinadas aos trabalhadores da Educação deverão ser utilizadas conforme orientações da área técnica, para aqueles que estão em atividade, e na seguinte ordem prioritária: trabalhadores de creches; de pré-escolas; do ensino fundamental; do ensino médio; profissionalizante; do EJA e do ensino superior.
Isto é, devem ser priorizados os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens.
“É uma conquista muito grande para o Estado e, principalmente, para os trabalhadores da Educação. Sabemos que muitos municípios possibilitarão o retorno às aulas nas próximas semanas e nada mais justo do que iniciar a vacinação desses trabalhadores o quanto antes”, avaliou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe.
Os municípios que já tiverem alcançado a completa vacinação dos trabalhadores da Educação deverão promover a vacinação dos demais públicos estipulados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).