O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável no dia 23 deste mês à condenação do site PR News e do seu proprietário, Paulo Roberto Evangelista, por conta da divulgação de fake news disseminadas para prejudicar a imagem do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. As informações falsas divulgavam que o deputado federal Abilio Brunini estaria articulando o cancelamento de investimentos públicos ao futebol amador, o que não corresponde à verdade.
Anteriormente, o juiz da 38ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Jamilson Haddad, já havia concedido liminar determinando a retirada dos links do site de notícias bem como da rede social Instagram. Agora, em sentença de mérito, o site e seu proprietário serão punidos financeiramente.
Na petição de autoria do Partido Liberal (PL), é citado que o site de notícias PR News é conhecido pela sua parcialidade, rotineiramente classificando o deputado estadual Eduardo Botelho de “futuro prefeito”, o que não coaduna com o bom jornalismo, representando assim propaganda extemporânea em favor do pré-candidato do União Brasil.
“Se observa a suposta vinculação do pré-candidato Abílio à figura de uma pessoa deseja cancelar o investimento no futebol amador em Cuiabá, de modo que poderá
macular sua imagem perante os eleitores, em especial os que apoiam o esporte”, diz um dos trechos do parecer assinado pela promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues.
Em apoio ao esporte, o deputado federal Abilio Brunini destinou uma emenda de R$ 340 mil a Secretaria de Esporte de Cuiabá para investimento no esporte feminino dos clubes Mixto e Dom Bosco.