Com o fomento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Mostra de Dança de Mato Grosso celebra seus 16 anos com uma extensa programação, que inclui capacitações, filmes, apresentações e show especial de Carlinhos de Jesus. A agenda começa neste fim de semana (15 a 17.09) com oficinas e mostra de videodança gratuitas.

“É um evento artístico tradicional que ficamos satisfeitos em contribuir para sua realização. Além de valorizar a produção cultural de Mato Grosso, a Mostra traz oportunidades para a população conhecer e se encantar com essa bela expressão artística, que é a dança”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, às 9h e às 15h, serão ofertadas as oficinas de Composição Coreográfica e de Videodança Corpo e Tecnologia, respectivamente. Ambas capacitações terão a participação especial da bailarina e diretora especialista em Experimentação Cênica Denise Matta. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo instagram @cidartaoficial.

Na sexta-feira (15.09), às 19h30, têm início a Mostra de Videodança de Mato Grosso, com exibição de obras artísticas do Brasil e exterior. Dentre os trabalhos exibidos estarão Bordant Le Quai, da brasileira Andrea Barbour, e Can you cry underwater, de Cora Gasparotti (Itália).

No sábado (16.09), também às 19h30, a Mostra exibe obras com recortes identitários, trazendo títulos que exaltam o protagonismo negro, LGTQIAPN+, de mulheres, imigrantes e Pessoas com Deficiência.

As atividades são livres para todos os públicos e, após as sessões, haverá bate-papo sobre assuntos pertinentes às produções.

Uma das idealizadoras, Maria Hercília Panosso destaca que a Mostra de Dança de Mato Grosso é um evento tradicional do calendário estadual, que se renova ano a ano.

“Como agora, que abrimos diálogo com outras linguagens artísticas, como o audiovisual e as artes visuais. É uma prática que soma muito ao processo criativo. Também fazemos a ponte entre artistas que atuam em Mato Grosso e expoentes da dança no Brasil, que podem desfrutar dos intercâmbios. Um aprende com o outro”.

A seu lado na realização da Mostra está o diretor geral e artístico Kelson Panosso. Para ele, “a mostra tem sido essencial às discussões no âmbito da cadeia produtiva da dança e políticas públicas e da importância da democratização do acesso a atividades artísticas”.

Mais sobre a programação

No dia 28 outubro, às 16h, a programação da Mostra de Dança será retomada com palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico, capitaneada pelo artista Wesley Dubreak. Depois, às 19h, haverá o show especial de Carlinhos de Jesus & Partner, com convidados de Mato Grosso, no Parque das Águas.

No dia 29 de outubro, às 10h, o jurado do Dança dos Famosos ministra oficina de samba no pé e gafieira para iniciantes. E às 19h, também no Parque das Águas, ocorrem apresentações de dança dedicadas à comemoração dos 50 anos do hip hop na história da arte e 40 anos no Brasil.

Já no dia 20 de novembro será aberta uma exposição de artes visuais coletiva e temática da história da Mostra de Dança de Mato Grosso, que ficará por um mês em cartaz no Palco Cultural Goiabeiras.

O encerramento da programação ocorre em dezembro com mostra de dança de artistas convidados, no dia 6, e apresentação de artistas mato-grossenses e convidados, que encenam o clássico Cinderela, nos dias 7 e 8. Os espetáculos ocorrem às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, com ingressos solidários (2 kg de alimentos não-perecíveis).

Todas as outras atividades da Mostra de Dança são gratuitas. Para mais informação sobre inscrições para as oficinas, os contatos podem ser feitos por telefones (65 99943-7748 | 65 99283-4685) ou pelo instagram @cidartaoficial.

A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) com fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), além do apoio cultural do Goiabeiras Shopping, Superintendência Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social).

Serviço:

XVI Mostra de Dança de Mato Grosso

15, 16 e 17 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras

9h – Oficina de Composição Coreográfica
15h – Oficina de Videodança – Corpo e Tecnologia

15 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras

19h30 – Exibição de obras artísticas do Brasil e exterior
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos

16 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras

19h30 – Exibição de obras com recortes identitários
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos

28 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras

16h – palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico com Wesley Dubreak

28 de outubro, Parque das Águas

19h – Show Carlinhos de Jesus & Partner, além de artistas mato-grossenses

29 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras Shopping

10h – Oficina com Carlinhos de Jesus de samba no pé e gafieira [iniciante]

29 de outubro, Parque das Águas

19h – Espetáculo em Comemoração aos 50 anos do Hip Hop

20 de novembro a 20 de dezembro, no Palco Cultural Goiabeiras

De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30 e sábado das 10h às 15h – Mostra de artes visuais coletiva e temática da Mostra de Dança de Mato Grosso

06 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros

19h30 – Espetáculo Mostra de Dança com artistas convidados e grupos de Mato Grosso

07 e 08 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros – Ingresso solidário
19h30 – Espetáculo Bodas de Cinderela