A mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” chega pela primeira vez ao Pantanal mato-grossense nesta quarta-feira (25/09), após percorrer o Brasil durante dois anos. A exposição é um convite ao brincar, às memórias de infância e ao universo do brinquedo artesanal brasileiro, que proporcionam experiências sensíveis. A entrada é gratuita e a visitação vai até o dia 27 de outubro.
Mamulengos, brinquedos de miriti, brinquedos de lata, de folha de flandres, panelinhas de barro, bichinhos de balata, bonecas de pano, petecas de palha ou buriti e tantos outros brinquedos instigantes à imaginação infantil fazem parte da exposição que, neste ano, já passou por Pernambuco, Piauí, Paraná e, por último, estará em Tocantins.
Embora com tanta diversidade, a curadora Adriana Klisys destaca que dificilmente esse acervo lúdico chega às escolas. “É comum que elas optem por brinquedos industrializados. Mas, se a escola é lugar de aprofundamento da cultura, por que não ampliar a oportunidade de brincar com brinquedos de norte a sul do país, com sua diversidade de materiais, texturas, cores, cheiros e a especial qualidade de trazer fortemente marcas de quem os produziu?”, questiona.
É para trazer tais possibilidade que a mostra foi idealizada. “Ela faz parte de um projeto educativo e cultural de divulgação e valorização do brinquedo artesanal para inspirar práticas criativas de construção de brinquedos pelos professores, crianças e comunidade educativa, bem como incrementar o acervo lúdico das escolas com brinquedos que proporcionem experiências sensíveis”, destaca.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 11h e das 13h às 18h, na Galeria do Sesc Poconé.