Comitiva de representantes do Governo Federal estará em Mato Grosso nos dias 8, 9 e 10 de setembro para apresentar um pacote de investimentos previstos para o estado, além de vistoriar obras em andamento que contam com recursos federais. De acordo com o presidente do PT, deputado Valdir Barranco, a agenda está sendo construída pelo ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e poderá incluir a presença do presidente Lula (PT).
Segundo Barranco, além de Wellington Dias, os ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Carlos Fávaro, da Agricultura, já confirmaram que irão acompanhar as agendas. A princípio, a comitiva federal terá compromissos na Baixada Cuiabana, no Araguaia, no Norte do Estado e em uma aldeia indígena.
Na semana passada, durante o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo Federal já tinha indicado mais de R$ 60 bilhões em investimentos para Mato Grosso nos próximos anos. A maioria das obras e ações vinham sendo articuladas há meses pelo governador Mauro Mendes com o Planalto.
Entre as obras federais previstas para Mato Grosso, o PAC destinará recursos para a
construção da Ferrogrão, de trechos da BR-158 e da BR-242, de Gaúcha do Norte a Santiago do Norte, melhorias nas BRs 070 e 080, moradias do programa Minha Casa Minha Vida, apoio para a infraestrutura da educação básica, obras na atenção básica de saúde, inclusão digital nas escolas e expansão da internet em Mato Grosso.
(Olhar Direto)